Oposição quer criar comissão para fiscalizar obras paradas

Levantamento aponta que mais de 400 obras espalhadas pelo estado estão atrasadas ou paralisadas

por Giselly Santos ter, 29/03/2016 - 12:50

Líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado Silvio Costa Filho (PRB) vai propor, nesta terça-feira (29), a criação de uma comissão especial para acompanhar e debater as obras paralisadas e atrasadas no estado. A ideia, segundo Costa Filho, é de colher informações com o Tribunal de Contas do Estado, Caixa Econômica Federal, Ministério do Planejamento e do Governo de Pernambuco sobre a situação dos empreendimentos, além de promover visitas aos locais.

“Parte das obras paradas do Estado fazem parte do PAC Mobilidade e deveriam ter ficado prontas para a Copa do Mundo de 2014”, lembrou o parlamentar, citando como exemplos os ramais Norte-Sul e Leste-Oeste do BRT, o projeto de Navegabilidade do Rio Capibaribe e o Ramal da Copa.

Nessa segunda-feira (28), a deputada Priscila Krause (DEM) criticou a falta de conclusão em mais de 400 obras no estado e classificou a situação como um "escândalo com o contribuinte". As obras, segundo ela, estão orçadas em R$ 4 bilhões, dos quais 40% já teriam sido liberados.

Desde o início da atual legislatura, em 2015, através do programa Pernambuco de Verdade, a oposição na Casa vem realizado uma série de visitas e fiscalizações a obras do Estado. Já entraram no cronograma de vistorias o Complexo Prisional de Itaquitinga, Barragem de Serro Azul, em Palmares; Estrada do Catimbau, em Buíque, entre outros projetos.

“Em todos esses casos, o Governo do Estado se esquivou do debate, evitando apresentar cronogramas para a retomada das obras e previsão para a conclusão. Por isso, é urgente a criação de uma comissão especial”, defendeu Silvio.

COMENTÁRIOS dos leitores