Acampamento pró-Dilma no Derby terá semana movimentada

De acordo com a organização cerca de 10 comitês pela democracia se uniram a CUT-PE, ao MST e a partidos como o PT, PSOL e PCdoB para participar do acampamento

por Giselly Santos seg, 25/04/2016 - 15:34
Líbia Florentino/LeiaJáImagens/Arquivo Militantes começaram a montar acampamento na manhã desta segunda-feira (25) Líbia Florentino/LeiaJáImagens/Arquivo

Membros de movimentos que integram as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo inauguram, na tarde desta segunda-feira (25), um novo “Acampamento Popular pela Democracia”. Contrários ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), em tramitação no Senado, os militantes vão ficar acampados na Praça do Derby, área central do Recife, sem data para deixar o local. 

De acordo com a organização cerca de 10 comitês pela democracia, entre eles de LGBT, juventude e igrejas, se uniram a Central Única dos Trabalhadores (CUT-PE), ao Movimento Sem Terra (MST) e a partidos como o PT, PSOL e PCdoB para participar do acampamento. Atividades político-culturais, manifestos e shows fazem parte da programação desta semana. A expectativa inicial é de quem 700 pessoas acampadas na praça.

Durante a abertura, marcada para iniciar às 16h, vai acontecer uma Assembleia Popular pela Democracia e a homenagem aos parlamentares que votaram contra a admissão do impeachment na Câmara dos Deputados. 

Nesta terça-feira (26) vai ocorrer o lançamento da Brigada de Agitação e Propaganda Dom Helder Câmara, um coletivo social que deve promover atividades com a juventude. Já na quarta (27), na programação está prevista a realização de uma Assembleia Popular das Mulheres pela Democracia com foco da discussão pautada pelo “caráter machista do golpe”. 

No dia 28, o grupo acampado no Derby se junta às centrais sindicais, a partir das 9h, para uma marcha até a sede da Federação das Indústrias de Pernambuco, na Avenida Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro. Eles vão protestar contra o que chamaram de “patronato golpista”. Já à noite, farão uma homenagem aos 20 anos do massacre de El Dourado dos Carajás. Na próxima sexta-feira (29), vai acontecer um debate sobre o direito a comunicação, informação e mídia, seguido de apresentações do Som na Rural.  

Encerrando a programação da semana, no sábado (30) os movimentos vão para Olinda onde participam, a partir das 16h, do Carnaval pela Democracia, na Praça do Carmo, e às 19h um ato cultural, intitulado de “Esquenta para o 1º de maio”, faz parte do cronograma de atividades na Praça do Derby. 

No domingo (1º), Dia do Trabalhador, o grupo se une a centrais sindicais e outras representantes das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo para a caminhada do “Dia de Luta da Classe Trabalhadora pela Democracia e Contra o Golpe”. A concentração do ato inicia às 9h e os militantes saem da Praça do Derby e seguem em direção ao Marco Zero, onde comemoram os 30 anos da Festa das Lavadeiras no Recife. 

COMENTÁRIOS dos leitores