Cristovam Buarque: 'meu voto será pelo impeachment'

Como justificativa, o senador disse que o PT na oposição vai servir para reciclar a esquerda. Apesar do voto, Cristovam deixou a entender que não está totalmente convencido do crime de responsabildiade

por Giselly Santos seg, 29/08/2016 - 15:33

Contrariando as expectativas dos senadores aliados a presidente afastada Dilma Rousseff (PT) e após um período de mistério, o senador Cristovam Buarque (PPS-DF) afirmou, nesta segunda-feira (29), que votará a favor do impeachment. O anúncio foi feito em entrevista a Agência Senado. “Hoje meu voto será pelo impeachment, com muita tristeza”, adiantou. A votação final sobre a sentença da petista deve acontecer nesta terça-feira (30).

Para justificar a definição, Buarque elencou quatro motivos. “Primeiro o fracasso do governo, as narrativas falsas, a manipulação das informações, do dinheiro irresponsavelmente gasto; segundo, o risco do futuro é uma temeridade a volta da presidente Dilma sem base parlamentar; terceiro, porque temos base legal, com os dois crimes que mesmo que ajam discordâncias dá para acreditar; e quarto, aí sou eu pessoalmente, vai ser bom para as esquerdas na oposição se reciclarem. Precisamos de uma esquerda que volte às utopias, que o PT e a esquerda perdeu”, destacou.

 

A postura de Buarque surpreende petistas e aliados, além da própria base do governo de Michel Temer (PMDB). Até o momento ele fazia suspense do seu voto e, inclusive, participa da sessão de oitiva da presidente afastada usando uma gravata vermelha, o que, nos bastidores, havia sido considerada como uma sinalização favorável a Dilma. 

LeiaJá também

--> "Se aprovar impeachment, Senado compactuará com golpe"

--> Não tenho um apreço egoísta pelo meu mandato, crava Dilma

--> “Voto não é cheque em branco”, diz Ferraço

--> Grazziotin diz que o impeachment 'tem o carimbo do PSDB'

--> Após eleição de 2014, Aécio e Dilma protagonizam 1º embate

--> Caiado diz que Dilma não poderia ter assinado decretos

--> Requião: 'não há possibilidade dela ter cometido crime'

COMENTÁRIOS dos leitores