Centenário de Arraes e uma noite para ficar na memória

Os cem de nascimento do ex-governador de Pernambuco foi celebrado na noite desta quinta (15) no Teatro de Santa Isabel

por Taciana Carvalho sex, 16/12/2016 - 00:33

Uma homenagem à altura do grande líder sertanejo Miguel Arraes. Foi assim que amigos, políticos, familiares e admiradores celebraram em grande estilo o centenário de nascimento do ex-governador. Em uma apresentação simbólica, com uma plateia visivelmente emocionada, a Orquestra Sinfônica do Recife - regida pelo maestro, compositor e pianista Marlos Nobre - tornou o desfecho das comemorações desta quinta-feira (15), no Teatro de Santa Isabel, em um momento que ficará marcado na memória dos que participaram. 

O maestro, em seu pronunciamento, definiu Arraes como “um grande político” e ainda declarou que foi o seu “herói” ao contar uma história na época em que sua irmã era militante do governo dele. “Arraes representou para mim uma figura muito importante. É com muita emoção que rejo esta peça e a dedico à memória de Arraes. A orquestra fica muito honrada e feliz por ser escolhida para esta homenagem”, declarou.

A abertura aconteceu com a participação da soprano Anita Ramalho com a “Bachianas brasileiras n° 5, de Villa-Lobos. O compositor reestruturou a obra de Johann Sebastian Bach utilizando ritmos brasileiros. “Essa é uma peça de Villa-Lobos, que se tornou símbolo do Brasil, e que Arraes adorava, o que a torna ainda mais significativa neste momento. Dedico esta noite à sua memória”, acrescentou o maestro Marlos, que coleciona um vasto currículo com premiações em concursos nacionais e internacionais.  

Embed:

O segundo repertório da noite foi o “Opus 124”, que também fez os presentes vibrarem com ritmos populares como o maracatu. A secretária de Cultura do Recife, Leda Alves, falou sobre o espetáculo. “Essa foi mais uma homenagem a esse homem, cuja vida foi pautada por uma coerência muito grande. O que ele pensou e defendeu, ele viveu. Quem conviveu com ele sabe do que estou falando”. 

O evento também comemorou os 85 anos da Orquesta Sinfônica, considerada a mais antiga do Brasil. O primeiro concerto, em 30 de julho de 1930, também foi realizado no Teatro de Santa Isabel. 

Estiveram presente o prefeito do Recife, Geraldo Julio; o vice-prefeito Luciano Siqueira; o secretário de Turismo de Pernambuco, Felipe Carreras; e o chefe de gabinete do governo do Estado e bisneto de Miguel Arraes, João Campos.

Durante toda esta quinta, vários órgãos prestaram homenagem ao “Pai Arraia”, como também ficou conhecido. Nesta sexta-feira (16), o prefeito Geraldo Julio inaugura o busto em homenagem ao centenário de Arraes. O evento acontece no Parque da Macaxeira, na Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, às 9h30.

COMENTÁRIOS dos leitores