'Se Lula for preso temos que esculhambar', diz Stédile

O dirigente nacional do MST, João Stédile, disse que haverá um problema pela frente se o 'panaca do [juiz] Moro resolver prender o Lula'

por Taciana Carvalho qui, 15/06/2017 - 19:55
Lula Marques/Agência PT/Fotos Públicas . Lula Marques/Agência PT/Fotos Públicas

Em sua passagem no Recife, o dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, elevou bastante o tom ao falar sobre a possibilidade do ex-presidente Lula ser preso. “Se o Lula for preso, em nome do movimento popular, nós temos que esculhambar a democracia hipócrita da burguesia deste país”, ameaçou. 

“A situação é grave e não tem solução. Tudo indica que o Lula ganhará as eleições no primeiro turno, entao não é desdenhar as outras forças. Mesmo nós tendo certeza que vamos eleger o Lula, em outubro deste ano ou outubro do ano que vem, nós temos um problema pela frente: se o panaca do Moro resolver prender o Lula”, contou para uma plateia repleta de militantes, durante evento na Ilha do Leite. 

O líder do MST comparou a prisão de Lula com um “juiz ladrão” em uma partida de futebol. “A prisão do Lula neste cenário de confusão seria como ter um juiz que rouba a bola e ele não tem mais a partida. É igual a um juiz ladrão que expulsa injustamente o nosso centroavante. Qual seria a consequência para a torcida? Invadir o campo e dar um pau no juiz”, disparou ainda afirmando que a consequência natural se Lula for detido será “radicalizar a luta”. 

“Esse seria o pior cenário. Vamor torcer que não seja necessária e, por isso, temos responsabiliade de nos preparar (...) Temos que fazer como a luta de massa”, finalizou, convocando o povo a “lutar nas ruas” na próxima greve geral marcada para o dia 30 deste mês. 

COMENTÁRIOS dos leitores