Projeto propõe obrigatoriedade de ônibus 24 horas

Determinação é para municípios com mais de 300 mil habitantes. Projeto ainda passará por duas comissões antes de ser votado no Senado.

por Wagner Silva seg, 10/07/2017 - 18:00
Na capital inglesa os ônibus se concentram na Trafalgar Square durante a noite e fazem trajetos similares ao metrô. Reprodução Na capital inglesa os ônibus se concentram na Trafalgar Square durante a noite e fazem trajetos similares ao metrô.

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou um Projeto de Lei que torna obrigatória a circulação de ônibus sem interrupção nas cidades com mais de 300 mil habitantes. Foi retirada da proposta original a obrigatoriedade de trens funcionarem 24h, devido à necessidade de manutenção das composições, que são realizadas durante a madrugada.

“O simples fato de não se inspecionarem as linhas por mais de um dia seguido implicaria queda da confiabilidade da linha e da segurança do tráfego, o que colocaria em risco a vida de milhares de trabalhadores metroferroviários e milhões de usuários”, afirmou o relator do PL, deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP). O projeto tramita de forma conclusiva e depende da aprovação de mais duas comissões, a de Desenvolvimento Urbano e a de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Outros países

Em Londres, os ônibus funcionam durante toda a noite. As linhas são alteradas e fazem o mesmo percurso do metrô.

Barcelona conta com ônibus 24 horas, também com rotas alteradas para atender o aeroporto e hospitais. De sábado para domingo, os três funcionam ininterruptamente.

Nova York é a única cidade do mundo em que o metrô funciona 24 horas, o que provoca algumas interrupções durante a semana para as manutenções.

Em Berlim, ônibus noturnos fazem o trajeto do metrô durante as madrugadas nos dias de semana. Aos fins de semana, o metrô funciona 24 horas.

COMENTÁRIOS dos leitores