Recife pode ter disque-denúncia para maus tratos animais
Projeto tramita na Câmara dos Vereadores. A ideia é de que a Guarda Municipal seja acionada para coibir os flagrantes, incluindo os casos em que animais são usados como tração para carroças
A capital pernambucana poderá passar a ter um disque-denúncia para registrar maus tratos animais. Isto caso o projeto de lei de autoria do vereador Ricardo Cruz (PPS), que prevê a instalação da iniciativa, seja aprovado pela Câmara dos Vereadores. A ideia, de acordo com o parlamentar, é de que a Guarda Municipal seja acionada através de um número gratuito para coibir os flagrantes, incluindo os casos em que animais são usados como tração para carroças.
"Na Guarda Municipal existe a brigada ambiental, mas que só cuida de animais silvestres. Então também estaríamos ampliando os serviços em defesa dos animais domésticos", argumentou, lembrando que a Lei de Tração Animal, apesar de ter sido sancionada em 2013, ainda não foi regulamentada pelo prefeitura. “Com esse projeto de lei, estamos apresentando mecanismos para viabilizar essa regulamentação", acrescentou Ricardo Cruz.
A proposta já foi lida no plenário da Casa José Mariano e agora segue em análise nas comissões de Segurança Cidadã, Legislação e Justiça, e Saúde. Além do disque-denúncia, também tramita na Câmara um projeto de Ricardo para a construção de um abrigo público para animais vítimas de acidentes e maus-tratos (casa de passagem).