Câmara de Teresina nega título de cidadão a João Doria
Um dos vereadores que rejeitou a proposta disse que o prefeito da capital paulista tem se apresentado "como se fosse Sassá Mutema, mas fala do Nordeste de forma pejorativa"
Depois de receber títulos de cidadão de Salvador (BA) e Natal (RN), o prefeito de São Paulo João Doria (PSDB) foi surpreendido com a rejeição da proposta para que ele fosse agraciado com a honraria em Teresina. Para ser aprovada, a proposta deveria ter o apoio de no mínimo 20 dos 26 vereadores, mas conquistou apenas 18. A capital é administrada por tucanos já 20 anos, atualmente quem governa a cidade é o prefeito Firmino Filho (PSDB) que, inclusive, tem a maioria na Casa, o que não influenciou na votação.
O vereador Luis André (PSL) foi quem propôs o título a Doria "pelos relevantes serviços prestados à capital" piauiense. "Fiz o que pude para a aprovação, mas não deu", observou em entrevista concedida a veículos locais. “O prefeito tem desenvolvido uma gestão que é um exemplo a ser seguido. Teresina está fazendo parcerias e pode fazer muito mais”, acrescentou, prometendo que vai reapresentar a proposta em 2018.
Entre os que rejeitaram a proposta está o vereador Edilberto Borges (PT). Ele justificou o voto dizendo que o prefeito paulista "nunca contribuiu para a cidade". "Ele se apresenta apresenta como novidade, como se fosse Sassá Mutema, o Salvador da Pátria, mas fala do Nordeste de forma pejorativa", disparou.
Já a vereadora Graça Amorim (PMB) fez referência a ação da Prefeitura de São Paulo comandada por Doria com relação aos moradores de rua. “Fui secretária de Ação Social em governos do PSDB, e na nossa gestão nós criamos Casas do Caminho para moradores do rua. Então a forma truculenta que essa questão é tratada em São Paulo não me sai da cabeça”, declarou.
João Doria vem sendo cotado como um pretenso candidato do PSDB à Presidência da República em 2018 e nos últimos dias tem visitado capitais de diversos estados. Em Salvador, na Bahia, por onde passou no último dia 7 ele foi recepcionado com uma ovada. O prefeito vem a Pernambuco nesta sexta-feira (18), para receber uma homenagem do LIDE, grupo empresarial criado por ele em São Paulo.