Diploma do negro da Bahia é o meu Honoris Causa, diz Lula

O ex-presidente classificou como "medíocre" o pedido aceito pela Justiça Federal para cancelar a entrega do título

por Giselly Santos sex, 18/08/2017 - 12:56

Depois de a Justiça Federal vetar a entrega do título de doutor Honoris Causa ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), concedido pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), o petista disse, nesta sexta-feira (18), que o diploma conquistado por cada negro da Bahia é a sua honraria. Lula criticou a determinação do juiz Evandro Reimão dos Reis, da 10.ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do estado. 

"Cada menino negro da Bahia que recebeu o seu diploma é o meu título de Honoris Causa. Já recebi o meu título pelos milhares de alunos negros que estão na universidade. E isso nenhum vereador ou juiz pode apagar", afirmou. Segundo o ex-presidente, o estado tem o maior número de negros em instituições de ensino superior. 

Lula também disparou contra o vereador soteropolitano Alexandre Aleluia (DEM), que apresentou o pedido para sustar o título. “Fico com pena do vereador. É tão medíocre sabe. Ele poderia ir hoje lá beijar meu pé e dizer obrigado Lula”, disse. 

Fazendo um panorama da instalação das universidades no país, Lula disse que o “ódio da elite” é contra as políticas sociais do Brasil. "Esse país tem uma elite política que nunca acreditou que o negro pudesse ser doutor. Mostramos para o povo que tem um degrau a mais para ele subir. E agora estão tirando esse degrau”, frisou. O título seria entregue nesta sexta-feira ao ex-presidente que está em caravana pelo Nordeste. 

COMENTÁRIOS dos leitores