Sindicatos reivindicam conclusão da Refinaria Abreu e Lima

Presidente da FUP-PE, Luiz Lourenzon, não houve avanços no equipamento desde que o presidente Michel Temer (PMDB) assumiu o comando do país

por Giselly Santos sex, 25/08/2017 - 10:23

Aguardando a chegada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, para um ato em defesa da indústria naval e petrolífera nesta sexta-feira (25), os sindicatos do setor expuseram os anseios pela conclusão da Refinaria Abreu e Lima (Renest). O equipamento está operando com 50% da capacidade e, de acordo com o presidente da Federação Única dos Petroleiros (FUP) em Pernambuco, Luiz Lourenzon, não houve avanços desde que o presidente Michel Temer (PMDB) assumiu o comando do país. 

"A Petrobras está sendo denegrida por este governo. É importante retomar as obras da Abreu e Lima que hoje opera com 50% da capacidade. A vinda de Lula para um ato com a nossa categoria é uma forma de pressionar este governo golpista", frisou Lourenzon. Segundo o dirigente sindicalista, Lula "foi corajoso" e o "único presidente em 30 anos" a investir no setor.

Lourenzon também comentou sobre as vendas dos ativos da Petrobras. "Vejo com tristeza este processo de privatização. A Petrobras agora não é mais nossa. Eles querem entregar nossas reservas para o capital estrangeiro", frisou. Ele reclamou ainda da falta de investimentos do Governo do Estado para o setor. 

Os argumentos do presidente da FUP-PE foram corroborados pelo coordenador do Sindipetro PE/PB, Rogerio de Almeida. Segundo ele, hoje à Renest produz 100 mil barris de petróleo por dia, mas se as obras estivessem concluídas o número seria de 230 a 250 mil. "Vamos entregar um documento pedindo que Lula se comprometa, caso ele volte, a investir no setor e concluir a Refinaria", frisou. 

No Centro de Ipojuca, onde vai acontecer o ato, a movimentação ainda é pequena. O evento estava marcado para iniciar as 10h. Além dos dois sindicatos, também estão presentes membros do Movimento Sem Terra e da Fetape. Além de Lula, também é esperada a presença da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Ela tem uma ligação estreita com as atividades da Renest e do Porto de Suape. A petista esteve em Pernambuco por pelo menos três vezes para inaugurar navios construídos no estado. 

Caravana

Lula está em caravana por Pernambuco desde essa quinta-feira (24), quando visitou o Museu Cais do Sertão, participou de um ato com membros do Mais Médicos e jantou com a viúva do ex-governador Eduardo Campos, Renata Campos

Nesta sexta, além do ato em Ipojuca, o ex-presidente também participa de um comício em defesa da democracia e dos direitos dele no Pátio do Carmo, no Centro do Recife, às 16h. Neste sábado (26), o petista conclui a passagem pelo estado com uma visita a comunidade de Brasília Teimosa, na Zona Sul da capital pernambucana.

LeiaJá também

--> Em PE, Lula é recebido por aliados na Mata Sul

--> "Lula, o Brasil te ama", diz cidadão na chegada do petista

--> Será bem recebido por onde for, diz ministro sobre Lula

--> Lula tem recepção calorosa no Recife

--> Confusão: Militantes de Lula tentam rasgar pixulecos

COMENTÁRIOS dos leitores