'Infelizmente é do meu partido': ministro recebe críticas

O deputado federal Tadeu Alencar (PSB-PE) não poupou o correligionário Fernando Filho em audiência pública sobre a privatização da Eletrobras

por Giselly Santos seg, 04/09/2017 - 12:48 Atualizado em: seg, 04/09/2017 - 14:20

O desconforto no PSB com a postura do ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, de comandar a tese de privatização da Eletrobras e, consequentemente, da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), foi exposta pela deputado federal Tadeu Alencar (PSB), nesta segunda-feira (4). Ao discursar durante uma audiência pública que aborda o assunto no Recife, ele chegou a dizer que a postura é adotada "infelizmente por um ministro que é pernambucano e do meu partido". Ele é o primeiro pessebista a expor a divergência.

Questionado em seguida pela imprensa sobre a ponderação, Tadeu justificou. "O PSB sempre teve atitudes em defesa da soberania nacional. Este governo de Michel Temer vem contrariando os valores do PSB, com uma atitude que não discute assuntos delicados. É uma pena que um militante filiado ao PSB esteja defendendo uma proposta sem o debate necessário, se tem um diagnóstico profundo no ministério, ele não foi discutido com a socideade. É uma decisão que não foi discutida com a academia, o Congresso. Não houve nenhuma discussão profunda", observou. "Para se ter ideia, nem a direção da empresa participou desse debate", acrescentou.

Sob a ótica de Alencar, a discussão em defesa da Chesf não pode ser "sufocada" por questões partidárias. A referência se diz respeito ao imbroglio interno que, de acordo com informações de bastidores, deve resultar na desfiliação do ministro e do grupo que faz parte, comandado pelo senador Fernando Bezerra Coelho, do PSB. "São debates distintos. Não podemos poupar mesmo sendo ele do PSB. Nossa postura de bancada não pode ser sufocada pelo debate partidário", reforçou. Mesmo com a crítica, Tadeu não quis comentar a classificação de "traidor" feito pela plateia a Fernando Filho. 

COMENTÁRIOS dos leitores