Agentes de trânsito poderão trabalhar armados

Texto segue para sanção presidencial e prevê avaliações técnicas e psicológicas para a autorização do porte. Representantes da categoria festejaram a aprovação da proposta

por Wagner Silva seg, 02/10/2017 - 17:42

O Senado aprovou um Projeto de Lei que autoriza agentes de trânsito portarem armas de fogo. A proposta tramitou na Câmara em 2015 e foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Entre os senadores, houve uma votação simbólica e o texto teve apenas cinco manifestações contrárias. O PL segue agora para a sanção do presidente Michel Temer.

Na prática, os agentes terão que se submeter a treinamento técnico e exames psicológicos, para verificar se estão aptos a utilizarem o equipamento. O argumento do relator do projeto, senador José Medeiros (PPS-MT) foi de que os agentes de trânsito estão submetidos aos mesmos perigos que policiais em abordagens a motoristas. “Ao realizar abordagens regulares, os agentes podem ser surpreendidos pelo cometimento de crimes em flagrante delito, como o porte de entorpecentes e de armas de fogo”, afirmou o parlamentar.

Apesar de festejada por representantes da categoria que estavam presentes à sessão, o senador Cristovam Buarque (PPS-DF) disse que a medida pode prejudicar os agentes, tornando-os mais vulneráveis. “Guarda de trânsito não ganha para prender ou matar bandidos. Armar mais as pessoas não é a solução. Por que não armar os motoristas de táxi, os motoristas de caminhão? Daqui a pouco vamos querer armar toda a população”, afirmou.

COMENTÁRIOS dos leitores