Em PE, tucanos querem Bruno Araújo no comando da sigla
Uma carta aberta foi divulgada, nesta quarta-feira (4), ressaltando os motivos para a escolha do ministro
Tucanos pernambucanos divulgaram carta aberta na qual expressam o desejo de que o ministro das Cidades, Bruno Araújo, assuma a presidência estadual do partido. Não faltaram elogios ao auxiliar ministerial de Temer. Entre os argumentos, “as relevantes tarefas exercidas pelo ministro no plano nacional”.
Quem não deve ficar nada satisfeito é o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, que recentemente desabafou sobre uma mudança, que o fez não assumir o partido no estado. Elias, na ocasião, chegou a alfinetar Bruno ressaltando que tentava compreender porque “houve o descumprimento da palavra”. “O PSDB de Bruno é o PSDB do governo Temer, enquanto eu sou o PSDB que me coloco, como a sociedade brasileira, questionando a legitimidade deste governo e questionando o aspecto ético que tem sido atropelado”, criticou.
Na nota, assinada pelo atual presidente estadual Antônio Moraes, pelos ex-governadores Joaquim Francisco e João Lyra, além de parlamentares, prefeitos e dirigentes municipais, tucanos tentaram minimizar os últimos acontecimentos citando o nome de Elias “registrando a intensa colaboração dada ao partido pelo companheiro”. A eleição da direção estadual do PSDB acontece em novembro.
Confira a carta aberta na íntegra:
"Considerando como melhor alternativa para conduzir o processo de fortalecimento do PSDB em Pernambuco, tendo em vista as eleições gerais de 2018, resolvemos convocar o ex-líder do partido na Câmara e ex-presidente da legenda no Estado, o ministro das Cidades, Bruno Araújo, para assumir a presidência estadual do partido.
Entendemos que o ministro reúne as condições para dar continuidade ao trabalho do deputado Antônio Moraes, no sentido de fortalecer o partido com a consolidação de seus diretórios municipais, e no processo de aglutinação e ampliação de alianças visando a eleição dos candidatos do PSDB na eleição do próximo ano.
O cenário político/eleitoral, no país e em Pernambuco, ganhará novas configurações nos próximos meses e o PSDB, por tradição, precisa reafirmar sua presença, consolidando os princípios da Social Democracia.
Portanto, movidos pelo legítimo interesse, que acreditamos ser compartilhado por todos, de expandir e fortalecer o partido, oferecemos amplo respaldo ao ministro Bruno Araújo para, na condição de presidente, conduzir os rumos do PSDB em nosso Estado.
Entendemos que, em função das relevantes tarefas exercidas hoje pelo ministro no plano nacional, seremos todos exigidos a lhe oferecer suporte necessário à condução do PSDB no sentido de aumentar seus diretórios e expandir a atuação de seus segmentos como Juventude, Mulher, Tucanafro, Diversidade e o órgão de formação política, o Instituto Teotonio Vilela.
Consideramos oportuno registrar a intensa colaboração dada ao partido pelo companheiro Elias Gomes. Com sua liderança, seguramente continuará a contribuir com o fortalecimento do PSDB, unindo-se a essa manifestação que tem apenas como objetivo nossa união e o somatório de forças para que, num futuro breve, resultem na vitória expressiva de nossos candidatos."