Bruno é eleito no PSDB e prega diálogo entre as oposições

Durante a convenção do partido nesse domingo, os tucanos também lançaram a pré-candidatura de Elias Gomes a governador

por Giselly Santos seg, 06/11/2017 - 09:12
Divulgação/PSDB Convenção aconteceu nesse domingo Divulgação/PSDB

O ministro das Cidades, Bruno Araújo, foi eleito presidente do PSDB de Pernambuco para o biênio 2018/2019, nesse domingo (5), durante a convenção do partido. No evento, os tucanos também lançaram a pré-candidatura do ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Elias Gomes a governador. A convenção, que também reuniu lideranças do PMDB, DEM, PPS, Podemos e PTB, foi marcada por discursos em favor da unidade das forças de oposição do estado e pautado por críticas à gestão do governador Paulo Câmara (PSB). 

"Estamos aqui para construir a unidade que seja a convergência das coisas que são possíveis e para buscar o que é importante para Pernambuco… Mas não adianta Pernambuco ter apenas bons ministros, para os pernambucanos vale é o comandante de Pernambuco ter autoridade nacional e é isso que vamos buscar com a construção dessa unidade entre todos esses partidos", salientou Bruno ao lado do senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB); ministro da Defesa, Raul Jungmann (PPS) e da deputada estadual Priscila Krause (DEM).

Sobre a pré-candidatura de Elias, o novo presidente do PSDB disse que o partido está construindo a missão de encontrar um novo rumo para o estado. “Vamos pensar e construir juntos com o PMDB, com o Democratas, com o PTB, com o Podemos, com o PPS e com tantos outros partidos, vamos avançar no diálogo em torno de qual é o Pernambuco que devolve a autoestima aos pernambucanos. Não vamos falar em cargos, vamos deixar para tratar isso depois que tivermos o principal: que estado queremos", destacou. 

Por sua vez, Elias Gomes declarou que pretende articular propostas que gerem mais igualdade ao estado. “O debate dos conteúdos deve substituir a velha arenga, a discussão surrada que não leva a lugar nenhum. A questão da violência, que em todos os debates surge com muita frequência, não pode ser vista apenas à luz das estatísticas. É preciso se aproximar do povo e construir com os municípios um verdadeiro pacto pela paz em Pernambuco”, observou. 

“O PSDB deve discutir não apenas um projeto de poder, mas um projeto de sociedade, um projeto de governança. É necessário não apenas contestar o que está aí, mas apontar o rumo e propostas para fazer diferente. Queremos fazer a boa e a nova política para fazer um PSDB mais forte e um Pernambuco melhor. Reconhecemos a liderança de Bruno Araújo, não vamos disputar com ele espaço algum, ao contrário, vamos construir todos juntos", acrescentou tentando minimizar os imbróglios internos instaurados antes da convenção. Já que o nome de Bruno Araújo também era defendido como pré-candidato a governador. 

Não tão unido

Outro ponto frisado pelos tucanos foi a unidade partidária. O que não foi visto quando o deputado federal Daniel Coelho denunciou estar sendo perseguido internamente, por se posicionar contra o governo do presidente Michel Temer (PMDB), e ser impedido de assumir a tesouraria estadual da legenda.

"O que lamento é não poder dizer que há unidade dentro do PSDB… A gente tentou conversar sobre a unidade dentro do PSDB. Quando é possível, a gente faz de forma clara e aberta. Eu nunca me furtei a fazer um debate público”, disse. “Tenho convicção das minhas posições, daquilo que acredito. Em tendo convicção, discuto numa convenção, discuto numa rádio, na televisão, na tribuna da Câmara Federal, ou de qualquer ambiente as posições políticas que acredito. Votei pela abertura de inquérito contra Temer. O PSDB devia ter se colocado ao lado do povo brasileiro. O que ocorre hoje é um veto às minhas posições nacionais, ao voto que dei contra Temer", criticou acrescentando.

Além de Bruno, a nova executiva do PSDB-PE é formada pelos seguintes integrantes: 1º vice, o ex-governador João Lyra; 2º vice, Guilherme Coelho; 3º vice, André Régis; Secretário-geral, Betinho Gomes; 1º secretário, Antônio Moraes; Tesoureiro, Joaquim Neto; 1ª vogal, Terezinha Nunes; 2ª vogal, prefeito João Tenório; 3ª vogal, Alessandra Vieira; 4ª vogal, Izabel Urquiza. 

COMENTÁRIOS dos leitores