Políticos exaltam trajetória de Armando Monteiro Filho

Governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), decretou três dias de luto oficial

por Giselly Santos ter, 02/01/2018 - 10:33

A morte do ex-ministro Armando Monteiro Filho, na manhã desta terça-feira (2), causou comoção no mundo político pernambucano. O governador Paulo Câmara (PSB) decretou luto oficial de três dias e se solidarizou com os familiares ao pontuar a trajetória de vida do pai do senador Armando Monteiro Neto (PTB). 

"Dr. Armando foi um honrado pernambucano, um legítimo cavalheiro que sempre lutou, ao longo de toda a sua vida, pelas maiores causas do nosso Estado e do Brasil, como empresário e político. Teve uma postura firme, democrática e corajosa no enfrentamento a ditadura militar e foi uma referência para gerações. Quero prestar a minha homenagem pessoal a esse grande pernambucano e me solidarizar com seus familiares e amigos", disse, em nota.

Ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM) também desejou força à família. “Com pesar recebemos a notícia do falecimento do empresário e ex-ministro Armando Monteiro Filho, pai do senador Armando Monteiro. Ministro no governo João Goulart, Armando Monteiro Filho teve sua vida política marcada pela defesa dos valores democráticos e do diálogo”, pontuou nas redes sociais.

Em nota, o senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB) lamentou a morte de Armando Filho e disse que ele "foi um homem que mereceu todo nosso respeito e admiração".

"Um homem público absolutamente comprometido com as melhores causas, lutou uma vida inteira pela democracia e pelo Brasil. Deputado estadual e federal, foi ministro da Agricultura do ex-presidente João Goulart e candidato ao Senado na chapa de Miguel Arraes em 1994. Pai de família exemplar, jamais deixou de estar ao lado da esposa, dos filhos e dos parentes, mesmo com tantos afazeres na vida pública e empresarial. Seu legado não será apagado. Armando é parte fundamental da história de Pernambuco. Minha solidariedade aos familiares e amigos, que possam encontrar conforto nesse momento de pesar", afirmou. 

O deputado federal Danilo Cabral (PSB) chamou Armando Filho de “brasileiro digno”. “Um cidadão do bem. Cumpriu uma passagem bonita entre nós. Enquanto cidadão era uma pessoa generosa e fidalga. Pai de família exemplar. Como homem público, sempre teve uma preocupação com a justiça social e a redução das desigualdades no Brasil. Que Deus o guarde em lugar especial e conforte toda a sua família", ponderou.

Prefeito do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Lula Cabral (PSB) também divulgou uma nota pontuando "sinceros sentimentos aos familiares". "Dr. Armando Filho fez história na vida e na política, por sua inteligência política, por sua gentileza no trato com as pessoas, além da retidão e integridade de seu caráter. Pernambuco e o Brasil sentirá sua ausência", declarou.

Veja outras notas:

Senador Humberto Costa (PT):

Pernambuco perdeu um dos seus mais expressivos quadros na vida política e empresarial. Tive a oportunidade de externar meu reconhecimento a esse grande homem público quando o indiquei para receber o Diploma José Ermírio de Moraes, no Senado Federal, em homenagem à sua brilhante, exitosa e honrada trajetória de vida. A morte de Armando Monteiro Filho nos deixa a tristeza da sua ausência. Mas fica impresso na memória do nosso Estado o exemplo da forma elevada como pautou sua atuação na vida pública.

Deputada estadual Priscila Krause (DEM):

"Pernambuco perdeu hoje empresário e figura pública de destaque, nome com experiência quase incomparável, participante de lutas em prol do nosso desenvolvimento, tanto na trincheira política quanto pelo meio dos negócios. Meu abraço carinhoso a dona Do Carmo, filhos, netos, bisnetos e a toda a família do sempre gentil e educadíssimo Armando Monteiro Filho, com a certeza do conforto de uma vida exemplar aqui na Terra.

Deputado estadual André Ferreira (PSC):

"O ministro Armando Monteiro Filho honrou como poucos o nome de Pernambuco com a sua trajetória reta e íntegra. Num momento tão conturbado da política brasileira, a sua ponderação e gentileza farão falta. Deixo aqui meus sentimentos pesar à esposa, Dona Do Carmo, e aos filhos Armando Monteiro Neto e Eduardo Monteiro, pelos quais estendo meus pêsames aos demais familiares."

Deputado estadual Silvio Costa Filho (PRB):

"Foi com profundo pesar que recebi a notícia de falecimento do Dr. Armando Monteiro Filho, um exemplo de homem público, pai e amigo. Uma de suas principais marcas sempre foi a solidariedade e, acima de tudo, a lealdade a seus amigos. Como homem público, sempre praticou a boa política, atuando com ética, seriedade e respeito às pessoas. Em sua trajetória sempre colocou os interesses públicos à frente dos pessoais. Dr. Armando Filho sempre será um exemplo para a minha e para as próximas gerações. Ninguém no Estado pode contar a história de Pernambuco sem falar do legado desse grande pernambucano.

COMENTÁRIOS dos leitores