Cédulas com carimbo "Lula Livre" não perdem a validade
Um vídeo no qual aparece uma pessoa carimbando notas com o desenho do rosto de Lula e a frase "Lula Livre" viralizou nas redes sociais
Viralizou nas redes sociais um vídeo no qual aparece uma pessoa carimbando o desenho do rosto do ex-presidente Lula em notas de dinheiro. O carimbo é complementado com a frase "Lula Livre". O apoiador destaca nas imagens que não é cobrado nenhum valor para "customizar" as cédulas.
O boato surgido, após a divulgação do vídeo, foi de que as notas carimbadas perderiam a validade. Em Curitiba, teve comerciante que chegou a fixar placa mostrando o repúdio à iniciativa. "Neste comércio não aceitamos cédulas com o carimbo Lula Livre", diz o texto colocado no estabelecimento
Por meio de nota, o Banco Central negou afirmando que "cédulas com rabiscos, símbolos ou quaisquer marcas estranhas continuam com valor e podem ser trocadas ou depositadas na rede bancária".
O BC ainda ressaltou que incentiva as cédulas que são preservadas e que as descaracterizadas são recolhidas para destruição. "Afinal, a fabricação de cédulas e moedas gera custos para o país e sua reposição elevará ainda mais esse custo", ressalta outra parte da nota. Quem quiser também pode trocar as cédulas recebidas com o carimbo em uma agência bancária.