Em PE, Cumaru tem mais eleitores do que habitantes

A cidade lidera o ranking no Nordeste e é a única em Pernambuco com a disparidade

por Giselly Santos sex, 15/06/2018 - 13:18
EBC/Arquivo Ainda de segundo o estudo da CNM, a região Nordeste tem 38,8 milhões de eleitores aptos a votar EBC/Arquivo

O município de Cumaru, no Agreste de Pernambuco, é a cidade do Nordeste com a maior diferença entre o número de eleitores e de habitantes. É o que diz um estudo feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) a partir de dados fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com o levantamento, Cumaru tem 14.955 eleitores para 11.559 moradores, 3.396 a mais.

A cidade é a única em Pernambuco com a disparidade. Além dela, no Nordeste outros 51 municípios estão na lista. Segundo a CNM, a explicação do TSE para “as discrepâncias consiste na distinção entre domicílio eleitoral e domicílio civil”. 

De acordo com a revista Estudos Eleitorais de 2015, elaborada pelo TSE, enquanto o chamado domicílio civil é mais restrito por limitar-se à residência na qual se anseia permanência definitiva, o domicílio eleitoral é aplicado de forma mais flexível, abarcando a localidade na qual o eleitor comprova residência acrescida de envolvimentos afetivos, familiares e sociais. 

Ainda de segundo o estudo da CNM, a região Nordeste tem 38,8 milhões de eleitores aptos a votar este ano, deles, 16,82% estão em Pernambuco. 

COMENTÁRIOS dos leitores