Oscar Barreto diz que Mendonça faz parte de uma quadrilha

Após Mendonça afirmar que Humberto "é um verdadeiro golpista", o vice-presidente estadual do PT saiu em defesa do senador

por Taciana Carvalho sex, 10/08/2018 - 16:32
LeiaJáImagens/Arquivo LeiaJáImagens/Arquivo

O vice-presidente do PT estadual e apoiador da aliança com o PSB, Oscar Barreto, não gostou nem um pouco da declaração do deputado federal Mendonça Filho (DEM), que disparou contra o senador Humberto Costa (PT) em entrevista concedida ao LeiaJá. Mendocinha, entre outras críticas, falou que Humberto “é um verdadeiro golpista” causando grande repercussão. 

Oscar não mediu as palavras ao afirmar que Mendonça Filho faz parte de uma “quadrilha”. “Uma quadrilha a qual Mendonça e Bruno Araújo comandaram aqui em Pernambuco para tirar uma presidente eleita. O programa que Mendonça defende o povo jamais concorda com ele, então agora querer confundir o povo falando que Humberto é isso ou aquilo não adianta. Humberto ficou do lado do povo quando deram o golpe em 2016 e agora Mendonça vem falar que Humberto é golpista? Humberto é o líder da oposição a esse governo de Mendonça. Nós somos lutadores, eles sempre foram os algozes. Humberto é lutador como tantos outros”, disparou. 

O dirigente falou que não existe golpista maior ou menor, nem tampouco verdadeiro ou falso. “Se colocarmos na linha do tempo Humberto e Mendonça, nós vamos ver em que lados eles sempre estiveram, de que lado Mendonça esteve. Ele sempre esteve do lado da elite que escraviza, da elite que exclui, da elite que tem uma posição sempre com um traço antidemocrático. O deputado Mendonça participou do golpe contra a presidente Dilma, Mendonça participou da retirada dos direitos dos trabalhadores, teve o apoio dele. O lado dele está muito claro, é o lado de Temer, o lado de quem patrocinou um golpe”. 

Oscar também disse que Mendonça tenta “destruir a imagem do senador” porque o petista vai ganhar a eleição. “A ideia de querer tentar destruir a imagem do nosso senador é porque o senador vai ganhar a eleição, está do lado do povo, está do lado de Lula, do lado de Paulo Câmara, uma aliança com conteúdo popular, democrático, soberano, isso que é importante. Esse pessoal é o atraso de Pernambuco, é o atraso do país, se juntaram todos agora para tentar ir ao segundo turno e manter Lula preso. O povo já entendeu que eles são quem destruiu nossa soberania e o nosso direito", continuou a criticar ressaltando que o povo vai saber distinguir quem é quem nesse processo. 

Ele ainda explicou que a aliança entre o PSB e o PT em Pernambuco afirmando que foi “mérito" do ex-presidente Lula. Ele falou que o PT determina em seu estatuto que as decisões nos estados serão sempre avaliadas e definidas pelo diretório nacional. “No mês de março, o presidente Lula se reuniu e disse que Pernambuco era uma questão do diretório nacional, todos inclusive aceitaram essa tese e aceitaram a tese que fosse decidida todos iriam caminhar juntos. Portanto, nós tivemos uma decisão política dentro de um projeto nacional. O mérito da aliança é o mérito do presidente Lula”. 

Políticos da direita 

O vice-presidente do PT-PE ainda falou que, de maneira geral, a população tem uma visão muito crítica da política e que as pesquisas mostram isso. “A visão de que a política é algo sujo, esse é o senso comum. Por vários fatores, os parlamentares se comportam de uma maneira que não ajuda as pessoas a refletirem, que não ajuda as pessoas a construírem uma opinião. A direita faz muito isso”. 

 

Oscar ainda disse que, historicamente, os políticos da direita fazem acusações tentando diminuir o caráter e a história das pessoas. “As pessoas têm as suas histórias, a gente tem políticos que são muito diferentes. Então, o setor conservador, o setor reacionário sempre vai querer colocar todos no mesmo nível, mas o que diferencia cada um são as histórias de vida e de dedicação à sociedade e ao povo”. 



COMENTÁRIOS dos leitores