Filho de Mendonça diz querer fazer parte da ‘boa política’

Vinícius Mendonça será candidato a deputado federal com a ajuda do pai e diz que está preparado para entrar na política para ajudar as pessoas

por Taciana Carvalho seg, 13/08/2018 - 17:53

A presença do ex-ministro da Educação Mendonça Filho (DEM), pré-candidato a senador na chapa do grupo “Pernambuco Vai Mudar”, tem sido cada vez mais constante no Recife após acabar o suspense de qual cargo o ex-auxiliar ministerial de Michel Temer (MDB) irá concorrer na eleição deste ano. No entanto, apesar de não ser visto com frequência nas agendas cumpridas por Mendonça, o fato é que Vinícius Mendonça (DEM), um dos seus filhos, irá tentar ingressar na política neste ano já concorrendo à vaga de deputado federal. 

A ideia é que Vinícius ocupe o posto que será deixado por Mendoncinha na Câmara Federal. Assim como outros filhos de políticos pernambucanos, Vinicius, aos 24 anos, deixou de lado a profissão que a princípio escolheu ao se graduar em engenharia de produção. Ele diz acreditar que a juventude pode fazer a diferença. “Um terço do eleitorado brasileiro é de jovens entre 16 e 33 anos, somando mais de 45 milhões de pessoas aptas a votar e decidir as eleições. Nós queremos e vamos fazer parte da boa política”, ressaltou. 

Apesar de uma parte dos pernambucanos não estarem satisfeitos com a atuação de Mendonça Filho, que chegou a ser chamado de “golpista” por ter sido a favor de algumas reformas propostas por Temer como a trabalhista, por meio das redes sociais, Vinícius afirmou que se sente honrado quando é comparado ao pai. “Meu pai, antes de mais nada, é um professor pra mim. Ele construiu muita coisa para o Brasil e isso me inspira muito e é por isso que eu me sinto honrado quando sou comparado a ele. Um homem que é referência de humildade, amor e parceria, além de ser um grande exemplo para nossa família”, elogiou.

A família Mendonça passou por um grande susto. Vinícius foi um dos sobreviventes de um acidente de trânsito que ocorreu na Rodovia BR-232, em Bezerros, no Agreste de Pernambuco, no mês passado. O veículo que ele estava capotou, na noite de uma segunda, matando duas pessoas: o advogado Rodrigo Albuquerque e o motorista Edson de Oliveira. O outro sobrevivente foi o assessor Rodrigo Malta, de 26 anos. 

Pouco tempo depois, Vinícius já voltou a cumprir a agenda política ainda utilizando uma tipoia por ter rompido ligamentos no ombro direito. O filho de Mendonça, no último sábado, falou que esses encontros são importantes para estar ao lado das pessoas que buscam novas ideias e propostas para Pernambuco. Também tem participado de eventos simbólicos nos municípios pernambucanos. 

Vinícius, por meio das redes sociais, destacou que tudo tem seu tempo e que está preparado para entrar na política e ajudar as pessoas. “A primeira característica para mim que vai classificar uma pessoa como um bom político é ele ter as razões certas para entrar na política. Eu estou entrando porque eu acho que eu consigo contribuir”, afirmou por meio de um vídeo. 

Ainda afirmou que passou por experiências que foram positivas. “E que eu consigo transferir da vida empresarial e profissional longe da vida pública para gestor público, para deputado, qualquer que seja o cargo. Trabalhei em um fundo de investimento que trazia recursos do exterior e trazia para investir no Brasil e isso gera emprego, gera renda e gera oportunidade para o povo pernambucano e para o povo brasileiro. Então assim, eu vi as mazelas e as dificuldades que uma pessoa tem hoje para empreender no Brasil”.

As pretensões de família não param em Vinícius. A irmã de Mendonça, a empresária Andréa Mendonça, será candidata à deputada estadual. Ela já foi, em 2012, candidata a prefeito da cidade de Belo Jardim. Andréa afirma que sua trajetória será baseada “em muito trabalho, esforço e dedicação”. “Ao lado de Mendonça, Armando e Bruno, buscarei o melhor para o nosso estado”, afirmou. 

COMENTÁRIOS dos leitores