Helder e Márcio Miranda disputam 2º turno no Pará

Candidato do DEM apoiado pelo governador Simão Jatene cresce na reta final da campanha e encosta no ex-ministro filho do senador reeleito Jader Barbalho. Veja, também, quem são os senadores, deputados federais e estaduais eleitos.

seg, 08/10/2018 - 09:11
Divulgação Helder Barbalho (MDB) apostava em vitória no primeiro turno, mas Márcio Miranda (DEM) encostou Divulgação

Os candidatos Helder Barbalho (MDB) e Márcio Miranda (DEM) vão disputar o segundo turno da eleição para governador do Pará. Na totalização de votos do primeiro turno, Helder, que é filho do senador reeleito Jader Barbalho (MDB), ficou com 47,69% e Miranda, apoiado pelo governador Simão Jatene (PSDB), teve 30,21% (veja aqui os números oficiais). Além de Jader, o Pará elegeu senador o ex-vice-governador Zequinha Marinho (PSC).

A disputa coloca frente a frente dois grupos que comandam a política no Estado. Ministro dos governos Dilma Rousseff e Michel Temer, Helder Barbalho tenta chegar ao governo pela segunda vez. Em 2014, perdeu para Simão Jatene. Deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), Márcio Miranda aparece como representante da gestão de Jatene, eleito governador três vezes.

"Nós tinhamos uma batalha, que era ficar conhecido e conquistar o voto. Nós tinhamos uma meta, que era chegar no segundo turno. Cumprimos isso então tenho que comemorar", declarou Miranda, depois da eleição. "Sempre em campanha para convencer aqueles que estão indecisos e aqueles que disseram não para o abandono e para esse governo, que possam estar juntos com a gente para que juntos possamos fazer a mudança no Pará", disse Helder Barbalho.

Mineiro de Pavão, Márcio Miranda nasceu em 19 de agosto de 1957. Chegou ao Pará ainda menino, acompanhando os pais, pequenos produtores rurais. É médico graduado, desde 1982, pela Universidade Federal do Pará, e capitão reformado da Polícia Militar do Estado do Pará. Foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2002.

Helder Barbalho nasceu em Belém, Pará, no dia 18 de maio de 1979. Formou-se em administração pela Universidade da Amazônia (Unama). Helder estreou na política como vereador de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, em 2000. Dois anos depois, em 2002, elegeu-se deputado estadual. Nas eleições de 2004, foi eleito prefeito de Ananindeua. Em 2008, foi reeleito com 50% dos votos. Em 2014, candidatou-se ao cargo de governador do Pará, mas foi derrotado por Simão Jatene, do PSDB.

Clique nos links abaixo e veja os números oficiais da eleição no Pará.

Senador

Deputado federal

Deputado estadual

Da Redação do LeiaJá Pará.

 

COMENTÁRIOS dos leitores