Bolsonaro pretende cortar 30% dos cargos comissionados

Esse é o percentual mínimo que o presidente eleito planeja diminuir do atual número de servidores

por Taciana Carvalho ter, 13/11/2018 - 17:32
SERGIO LIMA / AFP SERGIO LIMA / AFP

Em entrevista concedida nesta terça-feira (13), após reunião no Superior Tribunal Militar (STM), o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) disse que pretende cortar 30% dos cargos comissionados no governo federal, no mínimo. Segundo o capitão da reserva, atualmente há um “exagero” no número de servidores, que passa de 23 mil.

“Não posso falar percentual, no mínimo, 30% tem que cortar. Eu fui deputado e vereador, 30 anos, com comissionados do meu lado, eles são importantes, mas concordo que há um exagero no número de comissionados”, disse.

Bolsonaro também falou que há intenção de diminuir os cargos nos bancos públicos e nas empresas estatais. “Pretendemos diminuir e botar gente comprometida com outros valores lá dentro”, antecipou. 

O presidente eleito também tem uma meta de reduzir o número de ministérios de 29 para 17, que pode chegar a 18. Inicialmente, ele havia dito que seriam “no máximo” 15 pastas. Também nesta terça, Bolsonaro falou que a pasta do Trabalho vai manter o status de ministério e não se tornará uma secretaria. Na semana passada, ele criou mais uma polêmica ao afirmar que a pasta do Trabalho perderia o status ministerial e seria incorporada a algum ministério. 

COMENTÁRIOS dos leitores