Mourão pode vir ao Recife em março receber honraria

Em dezembro passado, a Câmara Municipal do Recife aprovou a entrega do título de cidadão recifense ao vice-presidente da República

por Taciana Carvalho qui, 10/01/2019 - 18:15
FOTO: EVARISTO SA/AFP FOTO: EVARISTO SA/AFP

Queiram ou não queiram os pernambucanos, um fato é certo: o vice-presidente da República, General Mourão (PRTB), vai receber o título de cidadão recifense, após a Câmara Municipal do Recife aprovar a concessão em dezembro passado por 28 votos a favor e dois contra (além de nove faltas). 

Mourão deve desembarcar na capital pernambucana daqui a aproximadamente dois meses: a entrega da homenagem está pré-agendada para acontecer em março. O deputado estadual eleito Marco Aurélio, autor da proposição e do mesmo partido de Mourão, segue para Brasília no próximo dia 22 para definir a data da solenidade. Além de Marco Aurélio, também vai ao encontro do vice de Bolsonaro o dirigente estadual da sigla, Ednásio Silva e Levy Fidelix, que preside a legenda nacionalmente. 

Em meio a muitas críticas, Marco Aurélio justificou a proposta afirmando que o general serviu no Recife. “A principal condição para que alguém receba o título de cidadão é ter feito algo pelo Recife. Ele serviu aqui durante três anos e uma das filhas dele nasceu aqui. Fui a São Paulo no intervalo entre o primeiro e segundo turnos e ele me contou que passava as férias sempre em Pernambuco, mas que não poderia mais vir como anônimo. Foi aí que tive a ideia de homenageá-lo”, chegou a explicar durante entrevista. 

O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PSL), também pode receber o título, no entanto, de acordo com o segundo parágrafo do artigo 414 do Regimento Interno da Câmara, que versa sobre a concessão de Títulos Honoríficos, a honraria é concedida “em virtude de relevantes serviços, comprovadamente prestados ao Recife ou à sua gente, por via de projeto de decreto legislativo”. 

COMENTÁRIOS dos leitores