Ivan Moraes aponta gastos da Prefeitura com publicidade

O parlamentar afirmou que os gastos da Prefeitura do Recife com publicidade no primeiro trimestre de 2019 atingiram R$ 10,7 milhões, praticamente o dobro do primeiro trimestre de 2018

qua, 08/05/2019 - 16:44
Beto Figueiroa O parlamentar tem se dedicado a acompanhar gastos da gestão com publicidade Beto Figueiroa

Desde o início do mandato o vereador Ivan Moraes (PSOL) tem se dedicado, entre outros temas, a acompanhar gastos da gestão com publicidade. Na pesquisa que fez no portal da transparência, comparou o último trimestre de 2018, cujos gastos com publicidade chegaram a R$ 4,8 milhões, com o primeiro trimestre de 2019, que atingiu R$ 10,7 milhões, praticamente o dobro.

Nos últimos seis meses foram gastos um total de R$ 15,5 milhões em campanhas publicitárias pela gestão. A Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2019 autoriza gastos de R$ 10 milhões, mas já foram consumidos R$ 25 milhões, através de suplementações.

Ivan Moraes destacou na tarde desta quarta-feira (8), na Câmara do Recife, que a PCR transfere verbas de outras rubricas para a publicidade, e dessa forma não planeja os gastos, basta transferir. Ele disse que de acordo com a LOA poderiam ser gastos cerca de R$ 10 milhões e esse valor mais que dobrou.

Do total gasto em propaganda, cerca de R$ 9,1 milhões foram destinados a campanhas educativas e R$ 6,4 milhões para campanhas publicitárias institucionais nesses dois trimestres, último de 2018 e o primeiro de 2019. “Dos R$ 15,5 milhões empenhados nos dois trimestres, 41% foram para campanhas institucionais e 59% para as campanhas educativas”, destacou o parlamentar.

No estudo produzido pela equipe de Ivan Moraes, com dados levantados no próprio portal da transparência da Prefeitura do Recife, as verbas foram destinadas a campanhas como Recife que se cuida, novo slogan da cidade, Plano Diretor, Praia Limpa, IPTU, Carnaval entre outras.

“Nosso mandato tem lutado pela transparência da aplicação dessa verba. Nos dois primeiros anos não tivemos sucesso, mas agora sim. Quem quiser pode acompanhar a trajetória do dinheiro para a publicidade”, finalizou.

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