Doria fez viagens fretadas pelo governo para fins pessoais

Levantamento feito pelo jornal Folha de São Paulo revelou que, em 2019, o governador fez 435 viagens, sendo algumas delas, para o cumprimento de agendas casadas com eventos particulares

qua, 15/01/2020 - 09:12
Wilson Dias/ Agência Brasil Wilson Dias/ Agência Brasil

Em 2019, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), fez 435 deslocamentos em aeronaves do Governo do Estado. De acordo com levantamento obtido pelo jornal Folha de São Paulo, a cada três agendas realizadas por Doria fora do Palácio dos Bandeirantes, duas foram feitas em aviões e helicópteros.

Segundo a reportagem, dentre as viagens feitas pelo político e pela primeira-dama, Bia Doria, em voos custeados pelos cofres estaduais, há ainda agendas casadas com eventos particulares, partidários e do Lide Empreendedor Social. 

Em tese, as viagens são permitidas por decreto estadual com base na "economicidade e na segurança". João Doria justificou que os voos foram locados para ele e a família por razões de segurança e ações governamentais contra a facção criminosa PCC. 

No entanto, não há uma regulamentação mais detalhada para o uso das aeronaves e, por esse motivo, as ações de controle são dificultadas. Ainda de acordo com a reportagem, o Palácio dos Bandeirantes não informou o total de gastos para esses deslocamentos. A estimativa é de que tenha sido gasto R$ 1,34 milhão com o frete de helicópteros e aviões para o governador e a esposa. 

A primeira-dama, por sua vez, tem o direito de utilizar os voos pagos pelo Estado. Contudo, foi revelado que parte das viagens de Bia Doria foram feitas para eventos pessoais. Além disso, em dois trajetos no nome da primeira-dama, foi revelado que ela deu “carona” de helicóptero para a irmã. As duas pegaram um voo de carreira para visitar parentes.

COMENTÁRIOS dos leitores