Judeu, Davi Alcolumbre pede afastamento urgente de Alvim

Senador disse que fala do secretário de Cultura foi uma 'assombrosa inspiração' e totalmente descabida

sex, 17/01/2020 - 12:03
Agência Senado/Arquivo Agência Senado/Arquivo

O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (DEM), afirmou, nesta sexta-feira (17), que como judeu repudia a fala do secretário de Cultura, Roberto Alvim, parafraseando o ministro da Propaganda da Alemanha Nazista, Joseph Goebbels, em um vídeo em que faz projeções para a cultura no Brasil.

Assim como o ministro auxiliar de Adolf Hitler, Alvim disse que a “arte brasileira da próxima década será heroica” e “imperativa”. Goebbels usou os mesmos termos para tratar da arte alemã, segundo relata o livro “Joseph Goebbels: Uma biografia”, do historiador alemão Peter Longerich.

Na avaliação de Alcolumbre, a fala foi uma “assombrosa inspiração” e totalmente descabida. “No interior do Amapá, em Ariri, participando da retomada do programa 'Luz para Todos", somente agora tive o desprazer de tomar conhecimento do acintoso, descabido e infeliz pronunciamento de assombrosa inspiração nazista do secretário de Cultura Roberto Alvim, do governo federal”, escreveu.

“Como primeiro presidente judeu do Congresso Nacional, manifesto veementemente meu total repúdio a essa atitude e peço seu afastamento imediato do cargo”, emendou o senador democrata.

O presidente do Senado ainda acrescentou: “É inadmissível termos representantes com esse tipo de pensamento.E, pior ainda: que se valha do cargo que ocupa para explicitar simpatia pela ideologia nazista e, absurdo dos absurdos, repita ideias do ministro da Informação de Adolf Hitler, que infligiu o maior flagelo à humanidade”.

Mais cedo, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), chegou a usar o Twitter para pedir o afastamento urgente do secretário. “O secretário da Cultura passou de todos os limites. É inaceitável. O governo brasileiro deveria afastá-lo urgente do cargo”, escreveu o democrata.

Nos corredores do Palácio do Planalto já é aguardado o anúncio da demissão do secretário de Cultura. 

COMENTÁRIOS dos leitores