Maia: 'o secretário de Cultura passou de todos os limites’

Presidente da Câmara dos Deputados defendeu o afastamento de Roberto Alvim do cargo

por Giselly Santos sex, 17/01/2020 - 09:36
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), usou o Twitter na manhã desta sexta-feira (17) para repudiar a fala do secretário nacional de Cultura, Roberto Alvim. O auxiliar do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez um discurso, em vídeo, parafraseando o ministro da Propaganda da Alemanha Nazista, Joseph Goebbels.

Na avaliação de Maia, Alvim passou dos limites e deve deixar o posto com urgência. “O secretário da Cultura passou de todos os limites. É inaceitável. O governo brasileiro deveria afastá-lo urgente do cargo”, escreveu o democrata.

Embed:

Assim como o ministro da Propaganda da Alemanha Nazista, Alvim disse que a “arte brasileira da próxima década será heroica” e “imperativa”. Goebbels usou os mesmos termos para tratar da arte alemã, segundo relata o livro “Joseph Goebbels: Uma biografia”, do historiador alemão Peter Longerich.

“A arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional, será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional, e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes do nosso povo – ou então não será nada”, declarou Roberto Alvim, no vídeo em que divulga um concurso nacional de artes.

Goebbels é um dos idealizadores do nazismo e o discurso de Roberto Alvim levou o nome dele para os assuntos mais comentados na rede social nesta sexta e causou revolta de diversos políticos.

COMENTÁRIOS dos leitores