TRE: 140 mil pernambucanos devem recadastrar a biometria

Os eleitores que não atualizarem os dados terão o título cancelado e ficam impedimentos de retirar passaporte ou receber o Bolsa Família, por exemplo

por Victor Gouveia sex, 28/02/2020 - 11:35
Divulgação/TSE O eleitor deve realizar agendamento online e comparecer ao cartório eleitoral Divulgação/TSE

Com a chegada das eleições - agendadas para outubro deste ano -, cerca de 140 mil eleitores de Pernambuco têm até o dia 27 de março para comparecer aos cartórios eleitorais e coletar as impressões digitais. Distribuídos em 35 municípios, a maioria o eleitorado se concentra nas regiões Agreste e no Sertão [confira a lista das cidades ao fim da matéria].

Para realizar a atualização do cadastro, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) tem orientado que os votantes agendem o atendimento no site e façam o procedimento. Quem não passar pelo recadastramento terá o título cancelado e não poderá votar.

Com o título cancelado, o eleitor fica impossibilitado de retirar passaporte e empréstimos em bancos. Os beneficiários de auxílios como o Bolsa Família ficam ameaçados de não receber a quantia. Os impedimentos se estendem aos estudantes que vão se matricular em universidades públicas e aos empossados em cargos públicos. Servidores públicos poderão ficar sem receber seus vencimentos.

Dos 6.690.861 eleitores pernambucanos, 84,26% vão votar pela biometria em 2020. O último ciclo biométrico obrigatório terá início após as eleições e vai abranger mais 28 municípios.

Confira as cidades que estão com o cadastro biométrico ativo: Abreu e Lima; Angelim; Alagoinha; Afrânio; Água Preta; Betânia; Belo Jardim; Bom Conselho; Cabrobó; Condado; Chã Grande; Cumaru; Carnaubeira da Penha; Feira Nova; Gravatá; Itaquitinga; Itapetim; João Alfredo; Joaquim Nabuco; Lagoa Grande; Lagoa de Itaenga; Lagoa dos Gatos; Maraial; Ouricuri; Orobó; Orocó; Paudalho; Panelas; Pedra; Primavera; Quipapá; Santa Maria da Boa Vista; São João; São Benedito do Sul; Vertentes; Venturosa.

COMENTÁRIOS dos leitores