Bolsonaro vai demitir Mandetta nesta segunda, diz jornal

Presidente já marcou reunião com Osmar Terra, cotado para assumir o Ministério da Saúde

seg, 06/04/2020 - 16:18
Isac Nóbrega/PR Mandetta tinha aprovação popular de 76%, segundo último Datalha. Isac Nóbrega/PR

O presidente Jair Bolsonaro deve exonerar o ministro da Saúde, Luiz Mandetta, ainda nesta segunda (6), em meio à pandemia do novo coronavírus. O ato oficial está sendo preparado no Palácio do Planalto e a expectativa é a de que a decisão seja publicada em edição extra do Diário Oficial da União, após uma reunião entre presidente e ministros. As informações são do jornal O Globo, que afirma ter obtido confirmação da decisão presidencial com dois auxiliares de Bolsonaro.

O nome mais cotado para assumir o ministério é o do deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), ex-ministro da Cidadania, com o qual o qual o presidente almoçou nesta segunda. Terra é médico e agradou o presidente ao concordar com a flexibilização do isolamento social. As rusgas entre Mandetta e Bolsonaro se intensificaram depois que o ministro estimulou a população a ouvir “prefeitos e governadores” a respeito da política de distanciamento social.

Bolsonaro chegou a afirmar que nenhum ministro era “indemissível” e que alguns membros do governo “viraram estrelas” e “falam pelos cotovelos”. Bolsonaro ainda disse que “falta humildade” a Mandetta.

No dia 3 de abril, o Datafolha divulgou que a aprovação popular do Ministério da Saúde era de 76%. Já Bolsonaro obteve mais rejeição do nunca, com 39% de reprovação popular e aprovação de apenas 33%. A margem de erro é de três pontos percentuais.

COMENTÁRIOS dos leitores