‘É preciso começar o Fora Bolsonaro’, defende Lula

Para o ex-presidente, 'Bolsonaro não tinha condições de governar o Brasil em tempos de normalidade, quanto mais nessa crise'

qui, 23/04/2020 - 13:04
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quinta-feira (23), que é preciso aderir ao “fora Bolsonaro”. A afirmativa do líder petista reforça um documento divulgado pelo partido, nessa quarta (22), em que defende a saída do presidente Jair Bolsonaro do cargo. 

“É preciso começar o Fora Bolsonaro porque não é possível a gente permitir que ele destrua a democracia. As instituições já deveriam ter reagido. A única coisa que o Bolsonaro não faz é dizer onde está o Queiroz e quem mandou matar a Marielle. Ele não responde nada”, alfinetou o ex-presidente, em entrevista à Rádio Povo do Ceará reproduzida no Twitter.

“A verdade é que o Bolsonaro não tinha condições de governar o Brasil em tempos de normalidade, quanto mais nessa crise. Ele deveria ter buscado nos governadores e nos prefeitos parceiros para coordenar essa crise, discutindo cada medida com os entes federados”, acrescentou Lula.

Na ótica do líder-mor petista, “o problema do Bolsonaro é que ele não pensa em governar o país”. “Ele transformou os governadores de SP, RJ e do Nordeste em inimigos, só porque o contrariam. Ele acha que é normal uma mãe enterrar um filho sem poder ver a cara dele? Estamos nessa situação”, observou o ex-presidente.

Documento do PT

Nessa quarta, o diretório do PT aprovou um documento chamado “em defesa da vida, dos empregos e da democracia: Fora, Bolsonaro!”. No texto, não há detalhes de como vão agir efetivamente para a retirada do presidente, mas apontam três opções: impeachment, cassação por crime comum ou cassação da chapa por crime eleitoral.

“O Brasil e as instituições estão diante de uma escolha entre Bolsonaro ou a democracia. (...) Preservando nossa identidade e compromissos com os trabalhadores, o PT vai somar esforços com todos os democratas, de forma a aglutinar uma ampla frente com partidos e organizações da sociedade para salvar o país de Bolsonaro e seu governo. É hora de colocar um ponto final no governo Bolsonaro, essa página nefasta da História do Brasil. Em defesa da vida, dos empregos e da democracia: FORA BOLSONARO! [sic]”, diz a resolução petista.

COMENTÁRIOS dos leitores