SP: secretário de Transportes é preso por desvios na Saúde

Antes de assumir o cargo em São Paulo, Alexandre Baldy foi ministro das Cidades do governo Temer

por Victor Gouveia qui, 06/08/2020 - 08:59
Tânia Rêgo/Agência Brasil Alexandre Baldy (PP) é suspeito de integrar uma organização criminosa, que facilitava contratos para um grupo de empresários Tânia Rêgo/Agência Brasil

O atual secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy (PP), foi preso pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quinta-feira (6). Ele é um dos suspeitos da operação que investiga contratos ilegais, sobretudo na Saúde, por meio de um conluio entre um grupo de empresários e agentes públicos.

Antes de integrar a gestão Doria no ano passado, Baldy foi ministro das Cidades no governo de Michel Temer e deputado federal por Goiás. Ao todo, seis mandados de prisão e 11 de buscas, espalhados por três estados e no Distrito Federal, foram expedidos pelo juiz Marcelo Bretas.

Além de Baldy, o pesquisador da Fiocruz Guilherme Franco Netto foi preso em Petrópolis, no Rio de Janeiro, segundo a TV Globo. Até o momento foram cumpridos três mandados em São Paulo, no Rio e em Goiânia, capital de Goiás, na ação que é um desdobramento da Lava Jato em conjunto com o Ministério Público Federal.

A operação também ocorre em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, e em Brasília. Os suspeitos vão depor sobre as acusações de desvio de dinheiro público (peculato), lavagem de dinheiro e organização criminosa.

COMENTÁRIOS dos leitores