Bolsonaro seria reeleito no segundo turno, diz pesquisa
O atual presidente não conseguiria vencer no primeiro turno, mas o faria em eventuais embates com Lula ou Moro na segunda etapa das eleições
Jair Bolsonaro seria reeleito se os cidadãos fossem chamados a votar no final de agosto. É o que aponta a pesquisa Exame/Idea divulgada nesta sexta-feira (4). O atual presidente não conseguiria vencer no primeiro turno, mas o faria em eventuais embates com Lula ou Moro na segunda etapa das eleições.
Bolsonaro ganharia de Lula, com 42% dos votos, ante 31% do oponente petista. O ex-ministro da Justiça teria 31% dos votos e Bolsonaro, 38%. A pesquisa simulou ainda que se João Doria (PSDB) chegasse ao 2º turno, o atual presidente ganharia com 41% contra 17% do governador de São Paulo. Confira:
1º turno:
Jair Bolsonaro (Sem partido) – 31%
Lula (PT) – 17%
Sergio Moto (Sem partido) – 13%
Ciro Gomes (PDT) – 6%
Luciano Huck – 5%
Luiz Henrique Mandetta (DEM) – 4%
João Amoêdo (Novo) – 3%
João Doria (PSDB) – 3%
Marina Silva (Rede) – 2%
Flávio Dino (PCdoB) – 1%
Outros – 1%
Não sabe - 7%
Branco ou nulo – 7%
Segundo turno:
Bolsonaro x Lula
Jair Bolsonaro (Sem partido) – 42%
Lula (PT) – 31%
Não sabe – 6%
Branco ou nulo – 21%
Bolsonaro x Sergio Moro
Jair Bolsonaro (Sem partido) – 38%
Sergio Moro (Sem partido) – 31%
Não sabe – 8%
Branco ou nulo – 23%
Segundo a pesquisa, as famílias com renda superior a cinco salários mínimos são as mais inclinadas a votar em Bolsonaro (35%), assim como os moradores do Sul e Centro-Oeste (35%) e os brasileiros que completaram apenas o ensino fundamental (41%).
A pesquisa Exame/Idea diz ter ouvido 1.235 pessoas, por telefone, em todas as regiões do Brasil, entre 24 e 31 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.