Desistência de vacina: políticos cobram posição do TCU

Além disso, um requerimento foi apresentado ao Senado para que o ministro da Saúde seja convocado para explicar cancelamento do acordo

por Jameson Ramos qui, 22/10/2020 - 14:41
Pixabay Cancelamento foi confirmado pelo próprio presidente Jair Bolsonaro Pixabay

Senadores e deputados federais pedem que o Tribunal de Contas da União (TCU) se manifeste sobre a disposição do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de desistir da compra de 46 milhões de doses da vacina contra a Covid-19. 

Na petição entregue ao TCU, os políticos alegam que o cancelamento anunciado por Bolsonaro pode trazer sérios danos aos cofres públicos, desperdiçando bilhões de reais investidos em acordos de pesquisas com instituições públicas como Fiocruz e o Instituto Butantã. "É inaceitável que, em um quadro de mais de 155 mil mortes como o que já chegamos, tudo seja estancado por atos tresloucados do presidente da República. Acionamos o TCU para que ele se manifeste sobre essa medida que atenta contra os princípios que devem nortear as despesas públicas", afirma Humberto Costa, que faz parte da petição.

O petista também afirma que apresentou um requerimento ao Senado para que a casa convoque o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para que ele explique aos senadores o que levou o presidente a anular a compra das vacinas, a qual já tinha dado o seu acordo. "Não é cabível que, em um dia, o ministro da Saúde anuncie a aquisição de 46 milhões de doses de vacina e, no outro, pelo Twitter, Bolsonaro cancele uma medida dessa magnitude. É dever do Congresso fiscalizar o que houve", pontua Humberto.

LeiaJá também

-> Bolsonaro sobre Coronavac: "Parece que nenhum país quer"

COMENTÁRIOS dos leitores