Governo Federal mapeia e monitora 81 jornalistas

Segundo colunista, uma empresa de comunicação foi contratada para acompanhar determinados comunicadores e influenciadores digitais

ter, 01/12/2020 - 10:38

O Governo Federal contratou uma empresa de comunicação para mapear e monitorar jornalistas e influenciadores digitais do país. Segundo o colunista Rubens Valente, há uma lista com 81 nomes divididos em categorias como “detratores”, “neutros informativos” e “favoráveis”. O objetivo da contratada seria prover orientações sobre como lidar com cada grupo. 

De acordo com o colunista, o grupo de “detratores” inclui 51 nomes, já os “favoráveis” da lista somam 23 profissionais, e os “neutros informativos”, oito. Os nomes são acompanhados de comentários sobre o que a pessoa tem escrito nas redes sociais a respeito do governo e em especial de Paulo Guedes. Em oito casos, há o telefone celular do jornalista.

Entre os “detratores”, estariam jornalistas como Vera Magalhães, Guga Chacra, Xico Sá, Hildegard Angel, Cynara Menezes, Claudio Dantas, Flávio V.M.Costa e Rachel Sherazade, entre outros; além de professores universitários como Silvio de Almeida. Como “neutros informativos” estariam Alex Silva, Malu Gaspar e Altair Alves. E entre “favoráveis”, Milton Neves, Rodrigo Constantino e Guilherme Fiuza. 

A empresa tem um contrato com o Ministério de Ciência e Tecnologia que é aproveitado pelo Ministério da Economia e orienta os órgãos sobre como deveriam lidar com o grupo. Entre as medidas propostas, estão “monitoramento preventivo das publicações da influenciadora”, “envio de esclarecimentos para eventuais equívocos que ele publicar” ou “propor parceria para divulgar ações da pasta”.

COMENTÁRIOS dos leitores