YouTube encerra canal bolsonarista 'Terça Livre'

Antes da decisão proveniente da violação dos termos de serviço, a plataforma já havia advertido o canal de Allan dos Santos em duas oportunidades

qui, 04/02/2021 - 07:46
Divulgação/Agência Brasil Allan já teve a conta do Twitter suspensa em 2020 Divulgação/Agência Brasil

O YouTube encerrou os dois canais do veículo bolsonarista 'Terça Livre'. Antes da decisão dessa quarta-feira (3), a página já havia sido advertida em duas oportunidades por 'violação dos Termos de Serviço' da plataforma. Embora alegue censura, o veículo comandado por Allan dos Santos costuma apoiar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com fake news.

Antes de ter o mesmo fim que o blogueiro Oswaldo Eustáquio, que recebeu prisão domiciliar e uma tornozeleira eletrônica por publicar informações falsas contra políticos da esquerda e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, Allan dos Santos refugiou-se nos Estados Unidos.

Mesmo longe do Brasil, ele continuou a emitir informações sem comprovação, como quando apontou supostas fraudes no processo eleitoral norte-americano. O 'Terça Livre' chegou a ter mais de 1 milhão de seguidores.

Além de desestimular as iniciativas em combate ao novo coronavírus, Allan incitou seus seguidores a participar de atos violentos contra um grupo definido de pessoas, indica a plataforma, que relaciona o canal com 'organizações criminosas violentas'. Foi justamente as restrições decorrentes das advertências ou 'strikes', que um canal reserva foi criado na tentativa de burlar a política do YouTube.

Alvo de investigações da Polícia Federal no inquérito das fakes news, Allan também já teve a conta do Twitter suspensa em 2020. Ele credita a suspensão dos canais ao grupo Sleeping Giants, que pressiona patrocinadores para retirar anúncios de veículos sem compromisso com a verdade.

COMENTÁRIOS dos leitores