Governadores do Nordeste vão recorrer a Biden por vacinas

O Consórcio Nordeste deve tentar negociar 10 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca com o presidente dos Estados Unidos

por Victor Gouveia qua, 10/03/2021 - 09:19
SAUL LOEB / AFP Joe Biden, presidente dos Estados Unidos SAUL LOEB / AFP

Em articulação independente para acelerar a vacinação no Nordeste, governadores da região pretendem recorrer ao presidente norte-americano Joe Biden. Com outras propostas em avaliação, os gestores tem outra receberam a informação de que há 10 milhões de doses de Oxford/AstraZeneca sem prazo para aplicação nos Estados Unidos.

As vacinas estão estocadas pois os profissionais de saúde ainda não foram treinados para a aplicação, publicou a colunista Mônica Bérgamo. Vale lembrar que a maioria dos americanos estão sendo imunizados com as doses da Pfizer/BioNTech e da Moderna.

Outra proposta do Consórcio Nordeste é convencer a Organização Mundial da Saúde (OMS) a antecipar o envio do lote do consórcio Covaxin previsto para o Brasil. “O mundo está dizendo que o Brasil é um risco, por estar com a epidemia descontrolada, com recordes de contaminações e mortes e que pode ser um celeiro de novas variantes do coronavírus", afirmou o representante dos gestores estaduais, o governador do Piauí Wellington Dias (PT).

COMENTÁRIOS dos leitores