Vereador lança campanha em defesa do piso para enfermagem

Texto aguarda inclusão na pauta do plenário do Senado

dom, 02/05/2021 - 10:18
Romulo Henrique/Divulgação Vereador do Recife Tadeu Calheiros Romulo Henrique/Divulgação

O vereador do Recife, Tadeu Calheiros (Pode), usou as redes sociais para declarar seu apoio ao Projeto de Lei 2564 /2020 e iniciar uma campanha em defesa da instituição de um piso salarial para área da enfermagem em todo território nacional. A proposição é do senador Fabiano Contarato (REDE-ES) e aguarda inclusão na pauta de votação no Senado.

A expectativa é que o texto seja incluído na lista de análise do plenário da Casa Alta nesta semana, uma vez que o apelo vem crescendo entre políticos de todo o país.

Para Tadeu, “esses trabalhadores são fundamentais na promoção da saúde diária e vitais no enfrentamento à pandemia da Covid-19”. “Mesmo com baixos salários e - muitas vezes - atuando em estruturas precárias, seguem firmes na linha de frente, se expondo aos riscos para salvar vidas. Precisamos respeitar a categoria e cobrar a valorização que ela merece”, ressalta o vereador do Recife.

Na última terça-feira (27), Tadeu usou a tribuna da Câmara de Vereadores do Recife, durante a reunião ordinária, para cobrar do prefeito João Campos (PSB) o cumprimento - por parte da PCR - de um acordo de reajuste salarial firmado pela gestão anterior do PSB junto ao Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Pernambuco (SEEEPE). A pactuação ocorreu em março e 2020 e deveria ter sido implantada a partir do mês de outubro passado, mas que não se concretizou até o momento.

“A Covid-19 traz uma lupa para o trabalho desses profissionais, mostram como são tão importantes. Mesmo assim, para se ter uma ideia, há muitos dos técnicos de enfermagem, no Recife, que ganham menos de um salário mínimo. Isso é inadmissível. Já solicitei apoio dos vereadores para levarem o pleito ao conhecimento do prefeito João Campos. A sensibilização dele é fundamental para a resolução desta situação e acredito que ele fará se cumprir um acordo feito pelo PSB. Investir no profissional é valorizar a saúde de toda a população”, detalha Calheiros.

O parlamentar também já protocolou requerimento na Casa José Mariano com o pedido à secretária municipal de Saúde, Luciana Albuquerque, de cumprimento deste acordo, que inclui incorporação das gratificações, reajuste da remuneração dos profissionais de enfermagem da rede municipal e majoração do vale-refeição.

 

COMENTÁRIOS dos leitores