'Fogo de palha', diz Mourão sobre atos no 7 de setembro

Vice-presidente da República minimizou mobilização bolsonarista e disse que atos não representam uma tentativa de ruptura institucional

por Vitória Silva seg, 23/08/2021 - 12:22
Romério Cunha/VPR General Hamilton Mourão, vice-presidente da República Romério Cunha/VPR

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) descartou a possibilidade de maiores problemas acontecerem em decorrência ou durante os atos marcados para o próximo 7 de setembro. Eleitores bolsonaristas de todo o país têm alimentado uma discussão inflamada nas redes sociais, fazendo ameaças ao Supremo Tribunal Federal (STF), Câmara dos Deputados e Senado. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) confirmou presença nas manifestações em Brasília e em São Paulo. Segundo o mandatário, não é mais possível ficar “inerte” diante da conduta “parcial” da Corte.

Em contrapartida, o vice minimizou os atos: “Isso aí tudo é fogo de palha. Zero preocupação”, disse Mourão nesta segunda-feira (23), em seu gabinete.

Neste final de semana, Aleksander Lacerda, chefe do Comando de Policiamento do Interior-7 da Polícia Militar de São Paulo (PMSP), gravou vídeo convocando “amigos” para manifestação a favor de Bolsonaro. Na gravação, ele ofende o presidente do Senado, o governador João Doria e ministros do STF. Após a repercussão do caso, Aleksander foi afastado do cargo.

Sobre o episódio, Mourão pontuou que qualquer pronunciamento de caráter político está sujeito ao regulamento disciplinar da PM. Uma reunião do comando-geral da PM foi convocada para às 10h30 desta segunda-feira (23) e pode determinar outras punições a Lacerda.

COMENTÁRIOS dos leitores