Diplomata que levou Brasil à ONU é diagnosticado com Covid

No Itamaraty, assunto é tratado com cautela e preocupação agora é mapear pessoas que tiveram contato com o enviado no exterior

por Vitória Silva seg, 20/09/2021 - 15:19
Alan Santos/PR Bolsonaro acompanhado da Sra. Michelle Bolsonaro, desembarcam no Aeroporto Internacional John Fitzgerald Kennedy Alan Santos/PR

Um diplomata que participou da negociação sobre a ida do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque, testou positivo para a Covid-19 no último sábado (18), a três dias da abertura do evento. Segundo informações da CNN Brasil, o assunto está sendo tratado com bastante cautela no Itamaraty, já que o enviado entrou em contato com diversos líderes nacionais e internacionais nos últimos dias. O jovem havia tomado apenas a primeira dose da vacina.

O encarregado trabalha no cerimonial do presidente da República no Palácio do Planalto e estava na cidade para fazer os preparativos da viagem de Bolsonaro, que desembarcou neste domingo por lá.

Na linguagem da diplomacia, o cargo chama-se “Ascav”, sigla para Alto Escalão Avançado, os funcionários que ficam responsáveis por organizar com antecedência as visitas presidenciais. O Ministério rastreia por onde ele passou nos Estados Unidos para poder informar as autoridades americanas.

Ele esteve com pelo menos 30 pessoas, dentre funcionários da diplomacia brasileira em Nova York e estrangeiros, uma vez que uma de suas funções é organizar toda a logística da visita presidencial ao país, revelam fontes da CNN Brasil.

 

COMENTÁRIOS dos leitores