Cabo: mulheres marcham por representatividade na política

Ato acontecerá em frente à Praça da Estação, no Centro do Cabo de Santo Agostinho, às 15h desta terça (8), em que se celebra o Dia Internacional da Mulher

por Marília Parente ter, 08/03/2022 - 12:58
CMC/divulgação Representantes do Centro das Mulheres do Cabo durante manifestação CMC/divulgação

O Centro das Mulheres do Cabo (CMC) organiza, para as 15h desta terça-feira (8), um ato político com o tema “Mulheres Unidas por Mais Direitos, Poder e Representatividade na Política”. A manifestação, que marca o Dia Internacional da Mulher, acontecerá em frente à Praça da Estação, no Centro do Cabo de Santo Agostinho. 

Segundo a membra do CMC e coordenadora do Comitê de Monitoramento da Violência e do Feminicídio no Território Estratégico de Suape (COMFEM), Izabel Santos, as mulheres ocupam menos do que 15% dos cargos de chefia e estão subrepresentadas na política partidária mesmo sendo a maioria do eleitorado brasileiro.

“Somos mais de 52,5% da população e não ocupamos de forma igualitária as câmaras, prefeituras, assembleias, congresso, senado e a presidência, pois estamos na luta incessante para nos elegermos e termos o direito de sermos eleitas e respeitadas como parlamentares, porque sofremos as diversas violências de gênero nesses espaços”, afirma Izabel.

A manifestação também celebra os 90 anos do voto feminino e cobra direitos das mulheres que ainda não foram efetivados em razão de políticas públicas de saúde, educação, segurança, trabalho e renda. O ato é apoiado por Secretaria Executiva da Mulher do Cabo, Associação Mulheres em Ação (AMA), União Brasileira de Mulheres (UBM) e o Grupo Mulheres de Negócios.

COMENTÁRIOS dos leitores