Delegada Patrícia entra no PSDB como pré-candidata à Alepe

Filiação ocorreu neste sábado (26) na sede do partido no Recife e contou com a presença de Raquel Lyra, Armando Monteiro e outros líderes tucanos

por Vitória Silva sab, 26/03/2022 - 13:27

A delegada Patrícia Domingos oficializou sua chegada ao PSDB em um evento realizado neste sábado (26) na sede pernambucana do partido, que fica no Derby, região central do Recife. A chefe de Polícia Civil já havia manifestado, em setembro do ano passado, o seu interesse em mudar de aposta e seguir para o Poder Legislativo, mas não confirmou, à época, o convite e nem a esfera política da futura candidatura. Com a filiação, no entanto, Domingos acaba de confirmar que irá disputar um assento na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

A servidora, que é nova na política, e se considera uma “outsider” com aposta na ética e que se opõe ao projeto “personalista” que atualmente gere Pernambuco. “A gente vê na política o melhor dos instrumentos da transformação social, seja no Executivo ou no Legislativo, o político em si tem a oportunidade de mudar a vida das pessoas. Eu acredito muito nessa renovação da política e que as pessoas, os outsiders da política, pessoas bem intencionadas, que querem fazer política com seriedade e com coragem, precisam ocupar os espaços. Porque se a gente não ocupar os espaços, eles sempre serão ocupados por políticos que têm projetos pessoais cuja prioridade não é a população”, declarou a pré-candidata ao LeiaJá.

Chegada ao Podemos em fevereiro de 2020, Domingos passou aproximadamente dois anos junto no seu primeiro partido, que lhe ofereceu uma campanha junto ao deputado federal Ricardo Teobaldo. A delegada se desfiliou da sigla há menos de duas semanas, para seguir junto ao PSDB.

“Eu acredito muito no projeto de Raquel Lyra. O projeto dela é de propor reais mudanças pro estado de Pernambuco, gerar melhorias no serviço público, e tratar o dinheiro público com respeito. Priorizando a transformação da vida das pessoas. Não é um projeto personalista. Entrei também para fazer parte de uma chapa que tem uma forte presença feminina. Acredito não só que as mulheres precisam ocupar esse espaço na política. A mulher traz um olhar de sensibilidade”, continuou a servidora ao justificar a escolha da nova Casa.

Patrícia Domingos foi a candidata do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Recife, nas últimas eleições, ocorridas em 2020. A delegada ficou em quarto lugar no primeiro turno, atrás de João Campos (PSB), hoje prefeito, com 29,17%; Marília Arraes (PT), com 27,95%; e Mendonça Filho (DEM), com 25,11%. Domingos angariou 112.296 votos ou 14,06%. Do pódio, ela era a única recém-chegada à política e disputava sua primeira eleição.

Quando perguntada pela reportagem sobre as lições deixadas pela primeira experiência, a tucana afirmou que passou a confiar mais no próprio projeto. “A gente conseguiu provar na prática que é possível fazer a boa política, de forma correta e honesta, com poucos recursos, mas muita força de vontade. Conseguimos para nossa campanha um grupo de pessoas que se uniram e se voluntariaram, não eram simplesmente eleitores, mas pessoas que eram multiplicadoras das nossas ideias. Conseguir numa primeira eleição aproximadamente 113 mil votos ideológicos, orgânicos, de pessoas que levantaram a sua bandeira por realmente acreditaram, é o que me move, hoje, a entrar na política”, completou.

Reunião de tucanos

O evento de filiação de Patrícia Domingos também acolheu duas novas figuras no partido: o professor e pesquisador Kenys Bonatti, indicação de Raquel Lyra para o “eixo acadêmico” da legenda; e a agora pré-candidata a deputada federal Ianny Carvalho, sertaneja de Mirandiba e filha do ex-prefeito do município, João Batista.

Também estiveram presentes os tucanos Armando Monteiro, ex-senador; a deputada estadual Priscila Krause; o vereador Alcides Cardoso; Dona Graça, prefeita de Catende; e a professora Elcione, prefeita de Igarassu.

COMENTÁRIOS dos leitores