Comitê da Petrobras aprova nome indicado por Bolsonaro

Acionistas devem analisar indicação de José Mauro Ferreira Coelho em assembleia nesta quarta-feira (13)

ter, 12/04/2022 - 12:37
Fernando Frazão/Agência Brasil Fachada da sede da Petrobras Fernando Frazão/Agência Brasil

O Comitê de Pessoas da Petrobras recomendou a aprovação do nome de José Mauro Ferreira Coelho como novo presidente da estatal. Coelho foi indicado ao cargo no último dia 6, pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), e foi um dos muitos nomes sugeridos pelo mandatário à função. Assim, a aprovação ao Conselho da Administração da companhia também dá aval para uma tomada efetiva do assento presidencial. Acionistas devem analisar indicação de José Mauro em assembleia nesta quarta-feira (13).

O indicado trabalhou por um ano e meio como secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia. Por quatro anos, foi diretor da área na Empresa de Pesquisa Energética, vinculada ao MME. José Mauro é presidente do Conselho de Administração da PPSA (Pré-Sal), estatal que cuida da comercialização de óleo e gás a que o governo tem direito em contratos do pré-sal.

José Mauro é bacharel em Química Industrial, mestre em Engenharia dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia e doutor em Planejamento Energético pelo Programa de Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Antes dele, outros nomes, inclusive da ala militar, foram indicados por Bolsonaro. O general da reserva Joaquim Silva e Luna foi demitido da presidência da Petrobras, após ter sido escalado através de indicação presidencial, em 2021. Para o seu lugar, o presidente Jair Bolsonaro indicou o economista Adriano Pires, doutor em Economia Industrial e mestre em planejamento energético. No entanto, o economista desistiu, junto a Rodolfo Landim (indicado ao Conselho de Administração), ambos por conflitos de interesses.

Agora, o Governo Federal deve tentar afastar a crise que circunda a estatal, além dos rumores de corrupção e a alta impressão dos preços do combustível. Além da sugestão de José Mauro, o Governo Federal comunicou que Márcio Andrade Weber é o novo indicado para presidir o Conselho de Administração da Petrobras. Ele já compõe o colegiado.

COMENTÁRIOS dos leitores