Plataforma aponta 38 mil robôs bolsonaristas no Twitter

O monitoramento foi feito por uma plataforma norte-americana especializada em rastrear perfis falsos nas redes sociais nos últimos dois dias

qua, 27/04/2022 - 09:21
Reprodução/Redes sociais General Augusto Heleno, Carlos Bolsonaro e Jair Bolsonaro Reprodução/Redes sociais

Um fenômeno chamou atenção no Twitter, entre a segunda (25) e a terça-feira (26), com o aumento exponencial de seguidores em perfis de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), inclusive na conta do próprio presidente. A plataforma norte-americana Bot Sentinel monitorou parte dos supostos usuários e identificou que, pelo menos, 38 mil perfis-robôs foram criados nos últimos dois dias.

Nesse intervalo, Bolsonaro ganhou mais 61.299 seguidores. Desses, 37.922 eram falsos, equivalente a 62% dos novos seguidores nos dois dias, constatou a análise. 

Ao todo, 65 mil contas foram verificadas e 58% eram falsas. Confira a lista de perfis-identificados como robôs pelo Bot Sentinel. 

Embed:

A disparada de adeptos digitais também ocorreu em outras pessoas ligadas a Bolsonaro, como nos perfis da ex-ministra Damares Alves e do empresário Luciano Hang, que comemoraram a crescente.

O fenômeno volta a levantar a suspeita sobre a atuação do 'Gabinete do Ódio', grupo investigado por produzir e difundir conteúdos nas redes sociais com informações falsas e atacar adversários políticos e ministros do STF, por exemplo, para manipular o eleitor na escolha do voto e em questões sociais.

COMENTÁRIOS dos leitores