Prazo para regularizar Título de Eleitor encerra hoje

Emissão da primeira via, transferência de Zona Eleitoral e atualização de dados cadastrais podem ser feitas pela internet

qua, 04/05/2022 - 08:53
Marcello Casal Jr./Agência Brasil Título de Eleitor impresso Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O prazo para regularizar o Título de Eleitor termina nesta quarta-feira (4). A solicitação da primeira via aos jovens que completam 16 anos até outubro e a transferência da Zona Eleitoral podem ser feitos no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

O sistema Título Net também oferece a alteração de dados cadastrais online, mas o eleitor também pode ser atendido nos cartórios eleitorais das 8h às 17h.

Nessa segunda (2), o TSE informou que recebeu mais de 3.172.204 solicitações virtuais. Mesmo antes do encerramento do prazo, a procura é recorde e representa 15% a mais do que em 2020.

O cadastro na Justiça Eleitoral só volta a ficar disponível no dia 8 de novembro. Quem não estiver regularizado não poderá votar nas Eleições 2022 e sofrerá consequências como a proibição para emitir documentos e solicitar empréstimos em bancos. 

e-Título fora do ar

O aplicativo e-Título está suspenso até esta quinta (5) para intensificar as regularizações. A plataforma de título digital só deve ser usada no dia da votação.

"Buscando priorizar os serviços relacionados ao final do prazo para emissão e/ou regularização do título de eleitor, os serviços do e-título ficarão temporariamente indisponíveis, retornando à normalidade no dia 5/5", informa o aplicativo.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) espera o fim do prazo para fechar as estatísticas de abril e apresentar o levantamento do eleitorado apto ao voto.

COMENTÁRIOS dos leitores