Bolsonaro defende liberdade no Twitter e critica 'censura'

Após encontro com Elon Musk, presidente diz não ter mencionado diretrizes da rede social diretamente, mas é contra ações de derrubada de páginas e afirma que o bilionário é a favor da 'total liberdade de expressão'

por Vitória Silva sex, 20/05/2022 - 18:21
Reprodução/Instagram/Jair Bolsonaro O presidente Jair Bolsonaro e o empresário Elon Musk durante encontro em SP Reprodução/Instagram/Jair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta sexta-feira (20), que defende o uso livre do Twitter, exceto em publicações que culminam em práticas criminosas. A declaração foi feita durante entrevista à imprensa, após o encontro do mandatário com o bilionário Elon Musk, que visita o Brasil para conversar com o líder do Executivo em questões envolvendo a floresta amazônica. 

Questionado por um jornalista sobre mudanças no Twitter, Bolsonaro disse que só o que infringir a lei deve ser banido. A rede social está negociando um acordo bilionário com Elon Musk, que já é o maior acionista do aplicativo de interação e deve se tornar oficialmente dono em breve. 

“Não toquei nesse assunto especificamente, mas o que eu sei é que ele [Elon] é a favor da liberdade total de expressão. O que estiver definido de lei, pedofilia, essas coisas, não se discute. Você tem que ir para cima do responsável por esses atos criminosos. Agora, criticar o Executivo, Legislativo, Judiciário, ou criticar jornalistas, não têm problema nenhum. E alguns querem avançar no Brasil nessa crítica, e aí, no meu entender, já ultrapassa a fronteira da censura. Não podemos admitir”, declarou o presidente. 

O líder brasileiro continuou e, indiretamente, se referiu ao Supremo Tribunal Federal (STF) como um poder que age arbitrariamente. “Muitas vezes você derruba uma página e desmonetiza, quem faz esse trabalho? Por que que um poder está fazendo isso, sem lei que garanta isso?”, questionou. 

Encontro com Elon Musk 

Jair Bolsonaro aproveitou para repercutir sua relação com o empresário Elon Musk, a qual chamou de “início de um namoro”. O chefe do Executivo disse ter certeza de que esse “primeiro contato” resultará em “casamento”, muito em breve.  

“É a primeira vinda aqui, o primeiro contato. É o início de um namoro. Tenho certeza que vai acabar em casamento brevemente. É uma questão bastante objetiva, que [Musk] quer concretizar os seus sonhos de forma mais rápida possível”, analisou Bolsonaro. 

Segundo o presidente, o governo visa agilizar a desburocratização e as regulamentações em relação aos empreendimentos de Musk. “Essa parceria nos interessa muito”, frisou o mandatário durante entrevista coletiva para detalhar o encontro com o empresário. Mais cedo, o chefe do Executivo federal chamou Musk de “mito da liberdade” e que a compra (ainda não concluída) do Twitter pelo bilionário foi como “um sopro de esperança”. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores