Lula critica armas e compara Bolsonaro a Chávez

Em entrevista ao Canal Rural na última quarta-feira, o petista disse que o plano bolsonarista de armar a população é semelhante ao discurso adotado pelo chavismo

qui, 22/09/2022 - 10:10
Ricardo Stuckert O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparou o mandatário Jair Bolsonaro com o ex-líder venezuelano Hugo Chávez, falecido em 2013.

Em entrevista ao Canal Rural na última quarta-feira (21), o petista disse que o plano bolsonarista de armar a população é semelhante ao discurso adotado pelo chavismo.

"Não é necessário, sabe, essa liberação alucinada de armas. Para favorecer quem? O que o Bolsonaro diz? Ah, 'o povo armado', sabe? É o mesmo discurso que o Chávez fazia", declarou Lula, acrescentando que as pessoas precisam de "trabalho".

O ex-presidente sempre foi aliado de Chávez nos anos em que coincidiram no governo, enquanto Bolsonaro é crítico do regime chavista, afirmando inclusive que seu objetivo é evitar que o Brasil vire uma "nova Venezuela".

O Canal Rural é voltado sobretudo ao agronegócio, setor entusiasta do atual presidente e da liberalização da posse e do porte de armas. Segundo Lula, aplicar restrições "não significa que um cidadão que tem uma fazenda não possa ter uma arma na casa dele".

"Eu sei que há roubo de gado à noite", acrescentou o petista, para em seguida fazer a ressalva de que as políticas pró-armas do governo Bolsonaro beneficiaram o crime organizado.

"Antigamente, o crime organizado tinha que roubar um arsenal do Exército ou da Polícia Militar. Hoje ele está comprando. Ele compra rifle, compra uma metralhadora, compra pistola, compra 2 mil balas. Para que isso, gente?", questionou.

Da Ansa

COMENTÁRIOS dos leitores