Celso de Mello ataca Bolsonaro e incentiva voto em Lula

O ex-decano atuou no STF contra o esquema do Mensalão, que começou a corroer o governo do PT

qua, 28/09/2022 - 08:31
Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Celso de Mello ainda como ministro do STF Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Após Joaquim Barbosa declarar apoio à Lula (PT), outro ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) endossou a eleições do petista já no 1º turno. Aposentado há quase dois anos, Celso de Mello elevou as críticas a Jair Bolsonaro (PL) e disse que o atual presidente possui um "elevado coeficiente de mediocridade". 

LeiaJá também: 'Bolsonaro não é um homem sério', critica Joaquim Barbosa

Inclinado em sua defesa ao Estado Democrático de Direito, Celso de Mello rechaçou o que entende como 'desapreço' de Bolsonaro à democracia. Por meio de carta, o ex-ministro classificou o candidato como uma "constrangedora figura de um político menor, sem estatura presidencial, de elevado coeficiente de mediocridade". 

Em seu entendimento, Bolsonaro é "adepto de corrente ideológica de extrema-direita que perigosamente nega reverência à ordem democrática, ao primado da Constituição e aos princípios fundantes da República e, cujo comportamento vulgar, de todo incompatível com a seriedade do cargo que exerce", definiu.   

Apesar de chancelar condenações contra ex-líderes do PT no STF, ao fim do seu posicionamento, ele anunciou o voto no petista para evitar mais quatro anos da atual gestão. 

COMENTÁRIOS dos leitores