Prisão de Roberto Jefferson é repercutida em outros países

Episódio onde policiais acabaram feridos pelo bolsonarista foi repercutido nos mais diversos veículos de comunicação

por Jameson Ramos seg, 24/10/2022 - 10:49
Reprodução Ex-deputado Roberto Jefferson Reprodução

Na manhã desta segunda-feira (24), a imprensa internacional também repercutiu a prisão do ex-deputado Roberto Jefferson, aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL), que disparou mais de 20 tiros de fuzil e lançou duas granadas contra policiais federais no domingo (23), deixando dois agentes feridos. 

O francês Le Monde descreveu a violência de Roberto como "uma explosão de rara violência que diz muito sobre o estado de tensão que agora o Brasil vive uma semana antes do segundo turno das eleições presidenciais".

O El País, da Espanha, afirmou que o episódio provoca uma onda de preocupação na reta final da campanha presidencial do Brasil, a mais polarizada das últimas décadas. Também comparou o mandatário brasileiro com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

"Como Bolsonaro contestou o sistema de votação, questionando a segurança do voto eletrônico, existe o temor de que não aceite uma possível derrota e que, como Donald Trump nos Estados Unidos, decida incentivar seus seguidores a se mobilizar contra os resultados", escreveu.

O jornal francês Le Figaro lembrou que Bolsonaro chegou a criticar as investigações contra Jefferson no âmbito dos ataques à democracia. "Jair Bolsonaro criticou as investigações contra o ex-deputado que, segundo seu parecer, foram feitas 'sem nenhum respaldo na Constituição e sem a atuação do MP".

Em Portugal, o jornal Público também reforçou essa ligação do presidente com o Roberto. No entanto, com a repercussão negativa do episódio, Bolsonaro tenta se distanciar. "A uma semana do segundo turno das eleições brasileiras, o chefe de Estado tentou distanciar-se ainda mais de Jefferson, afirmando que não tem nenhuma fotografia de ambos. No entanto, as redes sociais encheram-se de fotos em que os dois estão juntos".

COMENTÁRIOS dos leitores