Faria se diz arrependido por levantar suspeita de inserção

O ministro das Comunicações falou sobre terem usado o tema para pedir o adiamento das eleições

sex, 28/10/2022 - 19:49
Alan Santos/PR O ministro Fábio Faria Alan Santos/PR

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, disse, nesta sexta-feira (28), que se arrependeu de levantar suspeitas sobre falhas nas inserções em emissoras de rádio após apoiadores de Bolsonaro (PL) terem usado o tema para pedir o adiamento das eleições. Na segunda-feira (24), ele e Fabio Wajngarten, coordenador de comunicação da campanha do presidente, convocaram uma coletiva de imprensa para apresentar denúncias sobre as supostas irregularidades. 

Uma ação sobre o caso foi protocolada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pela campanha de Bolsonaro. Ao jornal O Globo, Faria confessou ter se afastado quando o assunto ganhou corpo. “Entrei nesse tema para resolver inserção via inserção, para tentar mediar um acordo entre o TSE e a campanha. Quando o assunto escalou, eu saí. Me arrependi porque o assunto escalou. Se fosse o tema só a inserção, tudo bem. Mas como entraram em outro assunto. Ele não escalou [as inserções] só por isso, escalou pela denúncia do funcionário do TSE quando pediram adiamento [das eleições]”, contou.

Faria se referia à exoneração do servidor Alexandre Gomes Machado, responsável pelas inserções da propaganda eleitoral pelo TSE. No entanto, o órgão informou que a exoneração foi motivada por “indicações de reiteradas práticas de assédio moral, inclusive por motivação política, que serão devidamente apuradas”. 

O ministro de Comunicações chegou a afirmar à Folha de S.Paulo que o erro foi do PL por não perceber as falhas, não do TSE. 

COMENTÁRIOS dos leitores