75% são contra atos antidemocráticos de bolsonaristas

A maioria dos ouvidos pelo Datafolha também defenderam punições a quem participa das manifestações que contestam o resultado das eleições e pedem um golpe militar

qui, 22/12/2022 - 11:24
João Velozo/LeiaJáImagens/Arquivo Bolsonarista enrolado em bandeira do Brasil durante protesto no Recife João Velozo/LeiaJáImagens/Arquivo

Um levantamento feito pelo Instituto Datafolha, divulgado nesta quinta-feira (21), aponta que 75% dos brasileiros são contra os atos antidemocráticos realizados por bolsonaristas em todo o país.

Ainda segundo os dados, 21% disseram ser a favor das manifestações, 3% consideraram ser indiferente e 1% disse não ter opinião formada sobre o assunto. O Datafolha também perguntou se as pessoas eram favoráveis a punições para quem participa de atos antidemocráticos. Sobre isso, 56% defenderam punições, 40% pontuaram ser contra e 4% não responderam.

A pesquisa publicada pelo jornal Folha de São Paulo aferiu se a população entrevistada é favorável ou não aos atos que se espalharam pelo país desde o dia 30 de outubro, quando o presidente Jair Bolsonaro (PL) foi derrotado nas urnas pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em alguns Estados, as manifestações iniciaram fechando rodovias federais. Hoje elas se concentram em frente aos quartéis, uma vez que os bolsonaristas pedem uma intervenção militar que é inconstitucional.

Para a amostragem foram ouvidas 2.026 pessoas em 126 municípios nos dias 19 e 20 de dezembro. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

COMENTÁRIOS dos leitores