Renan pede que STF determine extradição de Bolsonaro

Em requerimento, senador condiciona prazo de 72h para execução e punição em caso de descumprimento

por Vitória Silva seg, 09/01/2023 - 16:16
Jefferson Rudy/Agência Senado O senador Renan Calheiros, do MDB Jefferson Rudy/Agência Senado

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a extradição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no prazo de 72 horas. Jair deixou o país no dia 30 de dezembro e está hospedado na casa do ex-lutador José Aldo, em um condomínio de luxo na Flórida, nos Estados Unidos. 

Nesta segunda-feira (9), menos de 24h após seus apoiadores promoverem um episódio de terrorismo em Brasília, capital federal, o ex-mandatário deu entrada em um hospital no país estrangeiro, após sentir dores abdominais. 

O pedido da extradição de Bolsonaro foi apresentado também nesta segunda-feira (9), por meio de uma petição no Inquérito 4.879, em que o STF investiga os atos antidemocráticos. Calheiros pede que o ex-presidente seja incluído formalmente como investigado neste inquérito, no qual Moraes é relator, e que, caso não volte ao Brasil para depor seja considerado foragido da Justiça. 

O documento pede ainda que Bolsonaro dê explicações às autoridades brasileiras acerca de sua participação nos atos antidemocráticos, e em uma suposta reunião ocorrida em Orlando com o ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres. Se descumprir a ordem, Bolsonaro pode ser alvo de um pedido de prisão preventiva, segundo requerimento. 

Confira as atualizações de Calheiros: 

Embed:
 

LeiaJá também 

- - 'Senado tem assinaturas para abrir CPI dos atos golpistas

- 'Bolsonaro dá entrada em hospital nos EUA, diz jornal

- 'PE: MPF determina fim dos atos golpistas nesta segunda

 

COMENTÁRIOS dos leitores